Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Elbert cumpre agenda em Brasília em busca de recursos; “Momento é difícil e nós estamos lutando por Inhuma”, diz gestor

Publicado

em

O prefeito de Inhuma, Elbert Holanda, se encontra em Brasília, onde cumpre importantes agendas municipalistas, juntamente com mais de sessenta gestores piauienses que embarcaram em uma viagem organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O primeiro encontro aconteceu no Congresso Nacional, nesta terça-feira (15), em uma reunião entre os prefeitos, deputados federais do Piauí, senadores e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Dentre as importantes pautas tratadas como os royalties do petróleo, está a queda no repasse de recursos para os municípios, episódio que tem preocupado financeiramente os gestores em relação ao financiamento dos serviços públicos essenciais.

Elbert ressalta as dificuldades que são provocadas nos municípios com a queda de recursos e atrasos nas emendas.

“O custeio de saúde, por exemplo, onde nós temos plantonistas 24 horas, especialidades médicas e a questão dos medicamentos, que é de fundamental importância. Não temos mais recursos, estamos esgotados. Isso tudo faz com que o município praticamente pare. Por isso, temos que ter esses recursos o mais rápido possível”, frisou.

Já no segundo e último de agendas na capital federal, nesta quarta (16), Elbert esteve com prefeitos de todo Brasil na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), debatendo sobre as leis complementares que estão tramitando e sobre a divisão de recursos para os municípios. Além disso, o prefeito Elbert busca mais investimentos que possam ser aplicados no município de Inhuma.

Durante acompanhamento aos prefeitos, o portal Cidades na Net entrevistou o prefeito Elbert e ele destaca o que está sendo tratado em Brasília.

“Este é um movimento muito importante. Todos nós prefeitos passamos por momentos difíceis no Brasil como um todo. Então, estamos lutando juntos para estarmos buscando as emendas, principalmente os custeios de saúde, que é a primeira prioridade. Estamos reivindicando nessa nova reforma, tentando participar juntamente com a CNM. É de grande importância para o presente e futuro dos nossos municípios. Continuaremos vigilantes para trazermos o melhor para nossa cidade”, disse Elbert.

Diante do momento em que os gestores foram atrás de recursos e se reuniram com parlamentares, Elbert conta que volta para o Piauí ainda com uma certa preocupação. “A gente sente com os parlamentares uma dúvida, não temos aquela clareza de certo. Como falam, neste dia 20, estariam liberando algumas emendas de custeio, então a gente vêm torcendo nessa questão e nos avanços com a CNM. Foi muito importante a gente vim, até porque o próprio CNM foi ouvido com os presidentes do Senado Federal e Câmara dos Deputados por essa pressão que fizemos aqui. Estamos unindo forças para poder trazer essas emendas o mais rápido para os nossos municípios”, afirmou o gestor.

Conteúdo relacionado:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS