Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Agricultura de Picos e UESPI planejam implantação de hortas comunitárias nas escolas

Publicado

em

A Secretaria de Agricultura de Picos e os professores e alunos do curso de Agronomia da UESPI promoveram na manhã desta segunda-feira, 26, na sala da presidência da Câmara Municipal, uma reunião para traçar os planos da parceria firmada mês passado entre as duas instituições para o estímulo da implantação de hortas nas escolas e também da produção de mudas. Participaram do encontro o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), e o vereador Evandro Paturi (PT).

Após o debate, todos os integrantes foram até uma escola para analisar como se dará a implantação das mudas. A Secretaria de Agricultura, contando com o apoio do prefeito Pe. Walmir Lima (PT), fornecerá a estrutura, enquanto o curso de Agronomia, com a participação de alunos e professores, fará o acompanhamento técnico.

O secretário de Agricultura, Aurino Guimarães, informou que será implantada também uma horta comunitária na Chapada do Mocambo. “O projeto principal é a produção de hortaliças nas escolas municipais. Nosso pensamento é atingir todas as escolas municipais, mas vamos começar por uma, lá no Gil Martins, no Parque de Exposição, pois tem espaço que dá pra fazer tudo”, comentou.

O projeto será elaborado nos próximos dias para ser apresentado e posto em execução imediatamente.

Para o coordenador do curso de Agronomia da UESPI, Prof. Dr. Emerson Vitorino, a partir dessa reunião haverá a elaboração de um cronograma para a execução das atividades. Ele entende que as escolas serão um centro irradiador das hortas comunitárias. “É um projeto bem interessante também, mas precisamos começar pelas escolas. A secretaria de Agricultura entra com os materiais, e nós vamos entrar com a parte técnica, de envolvimento, palestras, reuniões”, explicou.

Publicidade

O vereador Afonsinho declarou que essa parceria é um passo importante, uma vez que os estudantes das escolas municipais serão educados sobre a produção de alimentos saudáveis, podendo levar esse conhecimento até às suas casas.

“Nosso empenho é esse, de levar o homem do campo a produzir com qualidade, com o apoio de técnicos, podendo produzir mais e com qualidade, para que tenham um retorno econômico para eles e para o município, então acredito que esse trabalho desenvolvido pelo secretário Aurino é muito importante”, declarou.

 

Fonte: Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS