Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Busca Ativa reforça o enfrentamento à pandemia da Covid em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

Atento ao crescimento no número de casos de Covid-19 no Piauí, a Secretaria de Saúde de Caldeirão Grande do Piauí tem reforçado as ações de enfrentamento à crise sanitária da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Nesta terça-feira (23), em parceria com a SESAPI, foi realizada mais uma Busca Ativa no município, orientando a população, realizando testes, o rastreio do vírus e identificando possíveis casos de pessoas contaminadas, evitando, dessa forma, a proliferação do coronavírus.

O Busca Ativa tem como principais pontos a detecção precoce de casos de Covid-19 e, consequentemente, o tratamento imediato dos pacientes, uma estratégia que reduz o agravamento dos sintomas da doença, diminuindo, assim, os casos de internações e a necessidade de UTI.

O trabalho foi realizado por uma equipe de dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem. Ao todo, foram realizados 70 testes para detecção da Covid-19, dos quais, 05 tiveram resultado positivo para a doença.

Marcos Alencar, secretário municipal de Saúde, enfatizou a importância da Busca Ativa como forma de identificar novos casos, isolar os pacientes e realizar o tratamento precoce. Das pessoas diagnosticadas com Covid, 03 estavam assintomáticos.

O secretário salienta que as pessoas assintomáticas, por não saberem que estão com Covid, agem normalmente e podem se tornar um vetor de transmissão do vírus para outras pessoas sem saber. “A partir da identificação desses casos, nós conseguimos evitar a infecção de mais pessoas”, pontuou.

Publicidade

Também neste mês de março, a Saúde realizou outra Busca Ativa, que teve como público-alvo os profissionais da Educação. Ao todo, foram testados 82 profissionais, dos quais, 04 testaram positivo e foram orientados a cumprir o isolamento domiciliar.

Marcos destacou que o Caldeirão Grande do Piauí segue na luta contra a pandemia. O município tem seguido as recomendações dos órgãos de saúde e as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado. A feira livre do município, por exemplo, que acontece semanalmente nas segundas-feiras, está acontecendo de forma restrita. “A população tem colaborado bastante”, elogiou o secretário de Saúde. Segundo ele, a população tem se conscientizado, se prevenido e ajudado no combate à pandemia. “A colaboração da população é essencial. Essa luta contra a Covid depende essencialmente de cada um de nós cidadãos”, pontuou.

Atualmente, conforme o Boletim Epidemiológico relacionado à Covid-19, que é divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde, o município tem 15 casos ativos e 01 paciente internado no Hospital Regional de Picos.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS