Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Campo Grande do Piauí se mobiliza no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Com o objetivo de alertar toda a sociedade da importância de se  combater  e denunciar  os casos  de violência sexual, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social,  promoveu durante o mês  de maio a Campanha  “Em Campo Grande  do Piauí somos contra  o abuso e exploração sexual  de crianças e adolescentes”.

Durante a campanha, o tema foi abordado através de uma  série de ações,  com palestras nas escolas municipais, e atividades lúdicas, com vídeos, poemas e confecção das flores símbolo da campanha.

Para culminar as ações da Campanha  foi realizado nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma palestra.

O evento aconteceu na Câmara Municipal  e contou com participação do Conselho  Tutelar, pais das crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais e a equipe do CRAS  e Assistência Social.

A  abertura foi realizada foi realizada pela secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira.   “A proteção de crianças e adolescentes é algo de extrema importância e o 18 de maio é um dia em que todos se unem  e lutam  contra essa violência sexual. É preciso garantir a toda criança e  adolescente o direito  ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, e por isso nos reunimos em Campo Grande para lembrar e garantia  a eles uma infância feliz e livre de violência”, disse.

Publicidade

A assistente social Luciene Sousa, explicou  que esse é o dia ‘D’  de combate, mas a prevenção deve ser diária, continua e ininterrupta.

Os conselheiros tutelares também se pronunciaram e  falaram sobre a proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, assim como também alertaram para importância da pessoas denunciaram sobre qualquer tipo de violência sexual.

A palestra foi ministrada pela assistente social, Márdila Taveira Coutinho, que abordou a temática “Violência sexual contra crianças e adolescentes:  esquecer é permitir, lembrar  é combater”.

Márdila  discorreu sobre as formas  da lei, como forma de  proteção à criança e o adolescente, indicativos  de situação de violência, indicativos físicos  e comportamentais,  formas de prevenção e combate. E também promoveu uma dinâmica com balões, como forma de mostrar que os pais são tão responsáveis pela integridade de seus filhos, como os órgãos da rede de proteção, e que ambos precisam caminhar juntos e unidos para prevenir e combater o abuso e  a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Matéria relacionada: Campo Grande do PI realiza ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS