Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Casos de violência doméstica se mantêm estáveis durante pandemia em Picos

Publicado

em

De acordo com dados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, os casos de violência doméstica no país aumentaram, até o mês de abril, cerca de 14% referente ao mesmo período de 2019. Acredita-se que o isolamento social seja o fator do crescimento, visto a convivência diária entre os parceiros.

Segundo o escrivão da Polícia Civil de Picos – e também responsável pela comunicação da instituição –, Lennon Luz, esse número permanece estável durante os meses de isolamento. De acordo com ele, o aumento que teve foi antes da pandemia.

“Durante o período de isolamento a demanda, de forma geral, foi mantida. Há locais em que houve uma drástica redução, mas aqui em Picos isso não foi mostrado. A Central de Flagrantes fica aberta 24 horas e as ocorrências estão iguais ou próximas do período normal. Os crimes de violência doméstica, diferente da situação nacional, pudemos observar que houve um crescimento antes da pandemia e durante a pandemia, foi percebida uma estabilização”, informou o escrivão.

Lennon disse que é possível que esteja havendo uma subnotificação. “Pelo menos considerando os dados que conseguimos contabilizar na Central de Flagrantes não conseguimos constatar aumento nos casos. Mas isso pode ser porque esteja havendo uma subnotificação. Contudo, mesmo com a estabilização, consideramos alta”, refletiu.

Canal para denúncia
Tendo em vista o grande número de casos a nível nacional, a Polícia Militar do Piauí, através do 4º BPM, iniciou uma campanha para que os casos de violência sejam denunciados. Com isso disponibilizou alguns números de telefone no intuito de encorajar as vítimas a saíram da opressão, quer seja ela verbal, emocional ou física.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS