Connect with us

Alegrete do Piauí

Cultura de Alegrete do Piauí promove primeira aula de Zumba na comunidade Pocinhos

Publicado

em

Com o objetivo de descentralizar o serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Cultura de Alegrete do Piauí como aulas de danças, capoeira, aeróbica, forró dos idosos e zumba – aeróbica, a gestão do prefeito, Márcio Alencar, o Marcinho, juntamente com a primeira-dama, Andrea Sousa organizadora da Cultura e o secretário de Cultura, Iago Sousa, promovem o projeto de expansão da aula de zumba para a zona rural.

Com essa finalidade a comunidade Pocinhos foi contemplada com a primeira aula inaugural, que aconteceu nesta terça-feira (02) no Clube do Juvenal e foi dirigida pela professora de dança, Patrícia Sousa.

Acompanhando o evento, o secretário de Cultura, Iago Sousa, falou sobre os serviços ofertados e alguns avanços em meio às dificuldades enfrentadas no que tange a falta de recursos federais.

“Temos hoje 20 bailarinas fazendo aula de balé em sala apropriada com espelho, barra e professor capacitado. Temos um grupo de dança, grupo de capoeira e o tradicional Forró dos Idosos. São marcas que hoje a Cultura oferece na cidade. Tivemos o desejo juntamente com a Andrea Sousa de expandir esse trabalho mesmo enfrentando muitas dificuldades financeiras, pois a Secretaria de Cultura não recebe incentivos da União e estamos sem recursos financeiros do Governo Federal […] mas sempre pensando no melhor para nosso povo, estamos expandindo esse projeto com o apoio da gestão “Alegrete Para Todos” […] desejamos que sejam todos bem-vindos e agradecemos a Roselândia, ao Juvenal e Marizinha. Quero agradecer também ao Francisco e ao Sales”, destacou.

A primeira-dama Andrea Sousa, ressaltou aos participantes sobre os investimentos que a gestão municipal fez para aumentar as ofertas dos serviços de saúde e consequentemente a qualidade de vida dos alegretenses.

Publicidade

“Me sinto muito feliz em estar aqui hoje. É motivo de felicidade porque temos nutricionista, fisioterapeuta e temos todas as especialidades no nosso município. Isso é apenas o começo porque vocês irão participar de vários eventos da saúde. Tem acompanhamento de glicemia, aferição de pressão arterial. Estamos começando hoje por aqui, e, certamente terá um bom resultado na vida de vocês. É assim que pensamos no nosso povo para que tenham qualidade de vida e estou sempre pronta para atender vocês de domingo a domingo”, disse.

Na  oportunidade, o vereador Mateus Vicentes elogiou a iniciativa de levar o projeto para a zona rural do município, sendo esse inaugurado na comunidade Pocinhos.

“Minhas palavras são de agradecimento a Deus e a vocês por abraçarem a causa. Quero agradecer ao Iago, a Andrea, por trazer esse benefício para Pocinhos. Isso faz bem para a saúde contra os sedentarismo. Esse projeto visa além da cultura e o lazer, a saúde. Estou aqui sempre a disposição para ajudar a localidade”, salientou o vereador.

A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), D´avila Milena Araújo, explicou que a Zumba é uma dança unida à atividade aeróbica e apontou benefícios que a prática dos exercícios podem trazer ao ser humano.

“Essa atividade requer uma grande quantidade de músculos e oxigênio. Isso mexe com o corpo todo e vai melhorar a qualidade de vida, melhorar o sono, vai acelerar o metabolismo, a flexibilidade e a coordenação motora. Vai trazer muito benefícios. Com isso vai aumentar a circulação, aumentar a oxigenação do músculo que vai nutrir a articulação, pontuou.

Publicidade

De acordo com a fisioterapeuta é necessário alguns cuidados também. Devido aos movimentos, podem ocorrer alguns efeitos colaterais.

“É necessário praticarmos de forma gradativa tendo cuidado com o corpo, fazendo paradas em caso de aparecimentos de sintomas como tontura, dor muscular e falta de ar”, orientou.

“Estarei aqui a disposição para orientar e tirar dúvidas porque cada pessoa tem o organismo diferente e fazer também o encaminhamento para nutricionista e psicólogo”, concluiu.

Na ocasião da aula inaugural houve sorteio de camisas para mais de 50 participantes, assim como foi ofertado uma lanche. A primeira aula na localidade Pocinhos contou com a presença da primeira-dama e enfermeira, Andrea Sousa; do secretário de Cultura, Iago Sousa; da secretária de Assistência Social, Adrícia Sousa; da fisioterapeuta do Nasf, D’avila Milena e da professora de dança, Patrícia Sousa  entre outros.

       

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS