Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Educação de Simões faz a distribuição de kits da merenda escolar para quase três mil alunos

Publicado

em

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Simões, seguem suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19, e com isso, a Secretaria de Educação, segue desenvolvendo as atividades pedagógicas através do ensino remoto.

Visando  garantir um complemento na alimentação dos alunos, diante das impossibilidades causada pela pandemia, a Prefeitura de Simões, por meio da  Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de kits de alimentação  escolar para todos os estudantes matriculados na rede  municipal de ensino.

Essa é a primeira entrega de alimentos da merenda escolar, neste ano. A iniciativa foi adotada pelo município desde a suspensão das aulas presenciais em 2020.  Os kits contemplam cerca de quase 3 mil alunos da zona urbana e rural do município e foram montados com gêneros alimentícios, incluindo,  produtos da agricultura familiar, que é fornecido pelos próprios agricultores de Simões.

A distribuição dos gêneros alimentícios aconteceu por escola e teve inicio no dia 10 de maio. Nesta segunda-feira, 24 de maio, foi concluída a entrega da merenda escolar com a distribuição dos alimentos na escola Estáquio Carvalho, que fica situada no povoado Maria Preta, zona rural de Simões. Na ocasião, foi entregue também o kit pedagógico do aluno com atividades e simulados impressos.

A secretária de Educação, Iris Elaine Dantas, que acompanhou de perto a distribuição dos alimentos, disse que  a medida visa fornecer alimentos que compõem a merenda escolar, promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional, aos alunos, principalmente, aqueles em  vulnerabilidade social.

Publicidade

“A merenda foi entregue a todos os alunos, e a gente sabe que a maioria das famílias não tem um grande poder aquisitivo e em meio a essa pandemia muitos estão até sem trabalhar, além de ser essa, uma motivação para esses alunos continuarem participando das aulas, onde temos a preocupação de distribuir os alimentos mantendo a nutrição dos estudantes. Por exemplo, para Educação Infantil, tem o ovo e para o Ensino Fundamental,  a sardinha,  como forma de proteínas, em que a cada entrega é variado esses produtos, seguido o cardápio do aluno e garantindo essa segurança. Vale ressaltar que a quantidade distribuída está sendo até a maior para tentar suprir um pouco dessa necessidade, porque sabemos que esse alimento não vai somente para o aluno, mas para toda a família”, explicou Íris.

Ainda sobre a entrega da merenda escolar, a  secretária afirmou que está tendo um feedback positivo em relação as famílias, bem como acrescentou que a pasta tem buscado proporcionar uma educação  de qualidade para os alunos, mesmo em meios os desafios provocados pela pandemia.

 “Estamos retornando com o reforço escolar, que é a educação em tempo integral em todas as escolas, temos o programa Saber Mais que é custeado pelo município, como também o Novo Mais Educação. Nós já estamos retornando de forma presencial, essa parte do reforço, escalonando  a turma,  focando nas disciplinas de português, matemática e ciências com alunos de 2º, 5º 9º, já preparando eles para avaliação do SAEPI, e  para a prova Saeb, enfim estamos fazendo de tudo para que nossos alunos tenham uma educação de qualidade”, disse.

A secretária de Educação, Íris Elaine, ganhou uma lembrancinha da escola Estáquio Carvalho.

Com relação as aulas, a gestora informou  que o ensino segue remoto, e que pasta está se preparando para iniciar o sistema híbrido a partir do mês de  agosto, se o cenário pandêmico estiver melhor.   “Já iniciamos um plano de retorno, onde estaremos adaptado a estrutura física das escolas e o transporte escolar  para iniciarmos o ensino híbrido,  seguindo os protocolos de segurança”, finalizou.

A escola Estáquio  Carvalho, situado no povoado Maria Preta, região com três pontos remanescentes de quilombolas, tem 259 alunos. Dentre estes, estão as alunas Francimária (8º), Francilene (6º), Fernanda (3º) e Maria Ângela (Infantil I), que são filhas  da Marizânia Maria da Silva Carvalho, que esteve na escola recebendo a merenda.

Publicidade

Segundo ela, os alimentos tem sido de grande ajuda. “A gente agradece pelas distribuição desses alimentos, pois ajuda muito, principalmente, nesse período onde nada está fácil, a renda diminui e o custo de vida só aumenta, então essa é uma ação louvável”, disse.

Todo o processo de montagem dos kits variam conforme as turmas e idade dos alunos, onde é feito com o acompanhamento das nutricionistas da pasta. E são compostos por arroz, feijão, macarrão sardinha, ovos, biscoito, leite, floco de milho, tomate e melancia e outros.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS