Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em vídeo médico revela falta de remédios em pronto socorro lotado em Parnaíba

Publicado

em

Um médico parou os atendimentos no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba, a 339 km de Teresina, para informar aos pacientes que estavam na sala de espera que não havia medicamentos em quantidade suficiente para atender a todos. A situação foi registrada em vídeo por um dos pacientes que estavam no local. A secretaria de saúde de Parnaíba informou que a falta de medicamentos foi causada por um surto de gripe e outras doenças.

A situação aconteceu durante a noite de quinta-feira (19), no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba. No vídeo é possível ver o médico Mário Benjamin Baptista se dirigir à sala de espera lotada e dizer que quantidade de pacientes no local era maior do que a capacidade de atendimento do pronto socorro, e que os medicamentos antitérmicos injetáveis (dipirona) já estavam em falta há alguns dias.

“Então, pessoas com febre acima de 39 graus não têm o que fazer aqui. Quem tiver com febre alta […] se dirigir ao hospital de urgência que tem, o [Hospital Estadual] Dirceu Arcoverde”, disse o médico no vídeo.

O médico Mario Benjamin disse em entrevista ao G1 que tomou a atitude de falar à população para poupar os pacientes da espera na fila e descobrir apenas no consultório sobre a falta de medicamentos. “Imagine uma criança com 39 graus de febre, correndo risco até de uma crise convulsiva. Talvez demorasse até 1h30min para chegar até mim, e eu ainda não ter a medicação, ter que dizer que não vou poder fazer nada?”, disse o médico.

De acordo com o médico, o volume de atendimentos no pronto socorro atingiu o número de 500 pacientes por dia. Segundo ele as principais queixas são febre e dor, e por isso tem-se utilizado bastante o antitérmico. “Provavelmente, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não calcularam esse volume tão grande de pacientes, e essa medicação já havia faltado há alguns dias”, contou Mário Benjamin.

Médico Mário Benjamin disse aos pacientes que não havia medicamentos para atender a todos no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba. (Foto: Reprodução)

Médico Mário Benjamin disse aos pacientes que não havia medicamentos para atender a todos no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba. (Foto: Reprodução)

Assista o vídeo

Publicidade

O vídeo viralizou através das redes sociais e aplicativos de mensagens da população de Parnaíba. O médico disse que não esperava que sua fala tivesse esta repercussão. “Mas, se isso serviu para que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde se mobilizassem com mais agilidade para resolver, para mim foi até melhor, por que no próximo plantão vou estar mais tranquilo para atender a população com a medicação disponível”, disse.

Surto de gripe

A Secretaria de Saúde de Parnaíba explicou que os medicamentos faltaram por que a média diária do Pronto Socorro é de 200 atendimentos por dia. Mas, devido a um surto de gripe e de outras doenças o número de pessoas que procurou a unidade subiu para a faixa dos 500 pacientes diários, o que teria sobrecarregado o almoxarifado. A Secretaria afirmou ainda que já tomou todas as providências e que o Ponto Socorro vai receber medicamentos ainda nesta sexta-feira (20).

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS