Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estudantes levam colchonetes para passar a noite na reitoria da Uespi: ‘até o reitor nos atender’

Publicado

em

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que ocuparam a reitoria do campus Torquato Neto, Zona Norte de Teresina, na manhã desta quinta-feira (21), estão se preparando para passar a noite no local. Após cerca de 12h de ocupação, alunos organizaram cobertores e colchonetes para dormir e prometem continuar no prédio até que o reitor Nouga Cardoso se comprometa a atender as demandas do movimento.

A Uespi informou em nota que considera legítimas as reivindicações dos estudantes e da categoria docente, que os estudantes estão exercendo um direito deles e que não vai interferir na manifestação.

“Vamos ficar até conseguir falar com o reitor. Estamos preparando um documento com nossas pautas e reivindicações. A gente pretende se reunir com ele para que ele assine esse documento se comprometendo a tomar um posicionamento de resolver nossa situação”, explicou Débora de Oliveira, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), ao G1.

As reivindicações dos alunos são por assistência estudantil, autonomia financeira da instituição, melhor infraestrutura e aumento do corpo docente. “Ficaremos quanto tempo for necessário para que isso seja atendido. Também planejamos uma manifestação em frente ao Karnak na próxima semana com estudantes do interior”, afirmou Débora de Oliveira.

Estudantes levam colchonetes para passar a noite na reitoria da Uespi — Foto: Lucas Marreiros/G1

Estudantes levam colchonetes para passar a noite na reitoria da Uespi — Foto: Lucas Marreiros/G1

Os estudantes também apoiam a greve dos professores da instituição, que teve início na segunda-feira (18). Os educadores reivindicam o cumprimento do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), que implica na implantação imediata de progressões, promoções, e mudanças de regime de trabalho.

Publicidade

Confira o a nota da Uespi na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí, em relação a ocupação dos estudantes na reitoria da instituição, informa que considera legítimas as reivindicações dos estudantes e da categoria docente. Ao tempo em que esclarece que os estudantes estão exercendo um direito deles e não vai interferir na manifestação. A Administração Superior reforça ainda que está empenhada em contribuir com a mediação das demandas da comunidade acadêmica junto ao Governo do Estado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS