Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governador define novo protocolo de isolamento e avalia reabertura de atividades nesta segunda

Publicado

em

O governador Wellington Dias irá se reunir nesta segunda-feira (22) para definir os novos protocolos de isolamento social.  No encontro, o governador também irá avaliar a retomada de novas atividades econômicas devido a pandemia da Covid-19.

Devem participar da reunião os representantes do comitê técnico do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas (Pro Piauí) e do Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE).

Nesta segunda (22), vence o vigente decreto de isolamento social proposto pelo governo estadual.

Na reunião serão analisados os dados gerais epidemiológicos no Piauí. Também serão avaliados os dados da doença por regiões, além de avaliariam a ocupação de leitos no sistema de saúde.

No dia 15 de junho, devido o aumento da taxa de transmissão do novo coronavírus no estado, o Governo decidiu adiar a reabertura de novas atividades econômicas.  Essa decisão ocorreu após a sexta etapa da pesquisa  epidemiológica apontar o crescimento na taxa de infectados e do número de mortes.

Publicidade

Na sexta (19), o Governo do Estado divulgou o protocolo geral (decreto nº 19.040), disponível no Diário Oficial, que dispõe sobre a reabertura das atividades de forma segura, prevenindo a propagação do novo coronavírus.

Por região 

Em comparativo do dia 8 de junho ao dia 15 de junho, segundo o Governo do Piauí, as regiões com risco epidemiológico alto para a contaminação do novo coronavírus são: Parnaíba, Piripiri, Bom Jesus e Teresina.

“Já as regiões de são Raimundo Nonato, Floriano e Oeiras, que possuíam risco médio ou médio-baixo, no dia 15 apresentou risco baixo. A região de Picos permanece com risco médio”, diz o Governo do Estado.

Os dados fazem parte da avaliação do risco epidemiológico por Covid-19 nas regiões do  Piauí; eles ajudam o governador Wellington Dias e o Comitê Técnico do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas (Pro Piauí) na tomada de decisão de flexibilização das atividades econômicas.

Publicidade

Busca Ativa 

O governador Wellington Dias (PT) alerta que a falta de testagem por parte de alguns municípios prejudica a avaliação da doença no estado.

“Um município que não alcançou pelo menos 2% de testagem, vai ser sempre considerado de alto risco. Repassamos exames para que façam, no mínimo, 2% de testagem. Essa foi a orientação. Há alguns municípios que aparecem, ainda hoje, com zero casos confirmados, e não fizeram os exames, e isso torna uma zona desconhecida”;

Diante dessa situação, o governador ressalta que o Governo do Estado irá enviar aos municípios equipes para a realização de testes por meio do Programa Busca Ativa.   “Não  iremos mais esperar pelos municípios, nós iremos lá fazer”.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS