Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Hemocentro de Picos convoca doadores para abastecerem estoque

Publicado

em

Mesmo com uma campanha realizada nos primeiros dias do mês pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos e com reabastecimento do estoque, o Hemocentro de Picos ainda necessita equiparar as bolsas e seus tipos sanguíneos.

As informações foram prestadas pela assistente social do Hemocentro, Ana Paula Batista. Ela disse que todos os dias a repartição vive um dilema, pois são várias as situações que necessitam de bolsas de sangue, de diferentes tipos e, por isso, não dá para saber qual será mais necessário.

“O nosso estoque em relação à doação de sangue é um dilema diário, porque nós convivemos com uma situação bastante delicada. Temos os hospitais, as cirurgias eletivas de urgência que vêm de intercorrências de outros municípios, diálises. Nós temos o costume de dizer que matamos um leão a cada dia, o que nunca sabemos é qual será a nossa necessidade naquele dia. Esse mês de maio a gente tem uma perspectiva de boas doações. Temos uma parceria com o 3º BEC e eles são muito ativos conosco. Houve uma doação muito significativa com uma campanha que fizemos com eles. No decorrer dos dias também estamos tendo o comparecimento de alguns doadores, mas convocamos que a população de Picos se sensibilize da necessidade de estar se tornando doadora de sangue”, apelou.

Ana Paula disse ainda que é preciso que pelo menos 20 doadores compareçam por dia para que a necessidade do Hemocentro seja atendida satisfatoriamente. Ela ressaltou ainda que outro problema é que o serviço não é prestado apenas para Picos, mas toda a macrorregião.

“Nós temos que ter a consciência de que não atendemos apenas a cidade de Picos, atendemos toda a macrorregião. São inúmeras as cidades circunvizinhas que dependem do Hemocentro. É impossível dizer que sangue é mais usado ou não. Eu não sei qual vai ser nossa necessidade diária, por isso é importante estarmos com nosso estoque equiparado. Precisamos de todos os tipos e em equiparação todos os dias. Lidamos com saúde, lidamos com vida. Temos que ter em nosso estoque a necessidade que vai bater à nossa porta. Então posso dizer que precisamos de mais ou menos umas 20 a 30 doações diárias. E é importante ressaltar que não é porque temos um doador que a doação vai ser viável. O sangue ainda passa por exames e às vezes ele não pode passar pela transfusão”, esclareceu.

Publicidade

A assistente social disse ainda que qualquer pessoa acima de 18 anos pode ser doadora, contanto que esteja em bom estado de saúde, tenha se alimentado e dormido bem, não possua nenhuma DST e não tenha feito nenhuma cirurgia pelo período mínimo de um ano, inclusive tatuagens. Jovens entre 16 e 18 podem doar, com autorização dos pais.

O Hemocentro fica aberto das 08h00 às 17h00, todos os dias úteis da semana.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS