Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Idosos com idades entre 75 e 79 anos são vacinados contra a Covid-19 em Santana do Piauí; fotos

Publicado

em

A Secretaria municipal de Saúde de Santana do Piauí prossegue na campanha de vacinação contra Covid-19. Nesta terça-feira, 23 de março, o público-alvo foram idosos com idade entre 75 e 79 anos.  Cinquenta e quatro idosos foram imunizados em seus domicílios com a 1ª dose da vacina Coronavac do Instituto Butantan.

O município, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde que tem o secretário Layrton Carvalho, recebeu 100 doses na última sexta-feira, 19. Seguindo Plano Nacional de Imunização os públicos contemplados nesse lote estão distribuídos em percentuais neste lote: 1.8% – segunda dose (Profissionais de Saúde); 8% –  segunda dose (Profissionais); 46% – segunda dose (idosos entre 80 e 84 anos); 7% –  profissionais 1ª dose; 47% – idosos de 75 a 79 anos e 0.6% para pessoas com Deficiência Grave Permanente para este início de esquema (1ª dose) no Lote: 210059.

A prefeita Maria José, comemora mais um recebimento da vacina. “Cada vez mais estamos caminhando em frente com a vacinação contra a Covid. Agora chegou a vez dos idosos de 75 a 79 anos receberem a 1ª dose. Graças a Deus estamos na continuidade da imunização de nosso povo”, destacou a prefeita de Santana do Piauí.

Prefeita Maria José durante a 1ª sessão da Câmara de 2021

Ana Ferreira Gonçalves esteve entre os idosos imunizados nesta terça-feira, na primeira fase da faixa etária de 75 a 79 anos. Ela relatou o quanto esperava por esse momento. A idosa muito emocionada lembrou de seu esposo que faleceu da Covid-19 em 21 de setembro do ano passado.

“Meu sentimento é de que essa vacina é a coisa melhor que já aconteceu na minha vida […] A dor que eu tenho é porque meu esposo tinha muita vontade, mas morreu antes, da corona. Era um homem muito bom, trabalhador […] minha vida foi embora”, completou Ana Ferreira.

Fiscalização

Publicidade

O secretário de saúde de Santana, Layrton Carvalho, destacou que as autoridades sanitárias, profissionais de saúde e de segurança seguem firmes na fiscalização das medidas de prevenção perante as determinações dos decretos.

“Estão havendo rondas de fiscalização dos decretos estaduais e municipais e acontecem as rondas a partir do momento que é publicado o decreto e de forma mais rígida. Quando o Governador e o Prefeito Municipal publicam os decretos vamos fazer a fiscalização dos horários de fechamento dos comércios, bares e restaurantes, acompanhando esse fechamento, acompanhando o fluxo de pessoas nas ruas e tem a questão do toque de recolher”, disse.

Nos dias determinados para bares e restaurantes fechados “a gente faz uma ronda durante o dia, à tardinha, fiscalizando o fluxo de pessoas nas ruas, fiscalizando se estão fazendo a utilização da máscara, a questão do horário de fechamento dos estabelecimentos, como está o fluxo de pessoas dentro dos comércios essenciais”.

Situação epidemiológica

Santana do Piauí segue com o sistema epidemiológico de forma equilibrada e sem maiores agravamentos no tocante aos casos de Covid.

“Agora, graças a Deus está muito flexível. Quanto a ao aumento de casos, no último mês, a gente teve apenas três casos no boletim e dois já curaram. Temos um ativo no momento e estamos trabalhando com nossas equipes de saúde da família”, enfatizou.

Publicidade

Testagem

De uma forma geral, a realização dos testes segue em ritmo flexível devido à situação que se encontra amena.

“Eu, como secretário de saúde, reforço mais uma vez, que a população continue nos cuidados e que, ao sair de casa fazer a utilização da máscara, também sempre deve lavar as mãos, fazer uso do álcool em gel. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária, estão sempre na ativa. A gente não para nesse momento crítico, que é um momento de colapso no Brasil. Continuemos com todos com esses cuidados”, recomenda o secretário de Saúde de Santana do Piauí.

Boletim

Dados do boletim da última quinta-feira 18 de março, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam que o município possui apenas um caso ativo. Do total desde o início da pandemia 161 pessoas foram infectadas pela covid, 157 curados, 03 óbitos, 399 notificados e 238 descartados.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS