Connect with us

Ipiranga do Piauí

Ipiranga do Piauí passa a ter atendimentos de saúde 24 horas por dia

Publicado

em

A Saúde se tornou uma das áreas prioritárias na gestão do prefeito Elvis Ramos, no município de Ipiranga do Piauí. Em pouco mais de um mês, as melhorias implementadas já são notadas pela população, como a garantia de mais acessibilidade aos serviços de saúde.

Agora, quem precisa de atendimento médico fora do horário de atendimento das equipes de saúde da família, não tem mais que se deslocar para outras cidades, como Picos, distante 56 km. A Unidade Mista de Saúde João de Deus Sousa, classificado como um hospital de pequeno porte, passa a contar com uma equipe de plantão 24 horas por dia.

“Hoje, no hospital de Ipiranga, tem médico 24 horas. Antes tinha sob aviso, mas hoje a equipe está de plantão no hospital pronta para atender a população no momento que ela precisar, isso de forma humanizada, tratando bem as pessoas, dando resolutividade aos problemas. A gente não escolhe e nem sabe que horas vai adoecer, vai precisar de um médico, por isso a necessidade dessa mudança”, disse o prefeito.

Segundo Elvis, antes, por pequenos problemas de saúde, as pessoas eram colocadas em uma ambulância e encaminhadas para o Hospital Regional de Picos. “Muitos problemas davam pra se resolver aqui. Hoje essa realidade mudou. 80% das demandas que chegam no nosso hospital são resolvidas aqui mesmo, de modo que a população de Ipiranga tem uma necessidade menor de se deslocar para Picos.  Isso barateia os custos e nesse tempo de pandemia, diminui os riscos para os pacientes”, pontuou.

As equipes de plantão no hospital – de segunda a domingo – são compostas por médico, enfermeiro e dois técnicos em enfermagem. O centro de saúde também dispõe de dois veículos, um deles, uma ambulância, que são utilizados na transferência de pacientes para outras cidades, de acordo com a orientação médica.

Publicidade

A fonoaudióloga Eduarda Ramos, diretora da Unidade Mista de Saúde, explicou que a Unidade Mista de Saúde é dividida em duas alas, sendo uma para o atendimento geral da população, e outra para casos relacionados à Covid-19. Os pacientes que apresentam sintomas sugestivos ou que estejam com a Covid-19 são atendidos numa ala específica.

“Aqui funciona urgência e emergência, mas acaba atendendo outras demandas da população nos horários em que as UBSs do Boa Vista, Santa Catarina e na Secretaria de Saúde não estão em atendimento. Ou seja, se a pessoa precisar e não tiver médico na sua área, eles também procuram o nosso hospital”, disse Eduarda, destacando a necessidade. “É necessário ter médico todos os dias. Temos uma demanda muito grande. Aqui, além de estar mais próximo da população, o atendimento também é mais rápido”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS