Connect with us

Campo Grande do PI

Irpaa realiza encontro do Projeto Semiárido Produtivo em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Campo Grande do Piauí sediou nesta segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores, o Encontro Estadual do Projeto Semiárido Produtivo do Estado do Piauí, no âmbito da macrorregião.

O evento reuniu representantes das comunidades beneficiadas, a equipe técnica e parceiros para lançamento do projeto e constituição do comitê local que fará a gestão, monitoramento e avaliação do Semiárido Produtivo, projeto executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Semiárido Produtivo tem o objetivo de fortalecer a inclusão produtiva de agricultores familiares através da assessoria técnica, estruturação produtiva, organização da produção, processo de formação, entre outras ações.

A execução do projeto vai contar com a participação de um comitê local, formado pela representação das comunidades, dos parceiros e do comitê gestor do Semiárido Produtivo. O projeto também será executado nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, ao longo de três anos, assessorando ao todo 400 famílias agricultoras do Semiárido.

De acordo com Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, este projeto é uma oportunidade de expandir o debate e a consolidação da Convivência com o Semiárido em outras regiões do Nordeste, buscando a melhoria de vida das pessoas, principalmente das famílias do campo, em parceria com entidades locais que defendem essa proposta.

Publicidade

No Piauí, o projeto vai atender comunidades em seis municípios e beneficiará 100 famílias no estado. “Vim para o estado do Piauí é a possibilidade de experimentar a proposta da Convivência com o Semiárido nessa região, que de certa forma já tem uma característica específica do ponto da diversidade climática, sociocultural e também da diversidade da vegetação”, disse Tiago Pereira.

“Ainda temos grande desafios ao longo dessa construção mais a partir da recepção das comunidades e parceiros, temos clareza que essas ações que vamos desenvolver na perspectiva do debate da terra da educação contextualizada, das tecnologias apropriadas de captação e armazenamento da agua, da produção apropriada para o semiárido, vai ajudar com certeza fortalecer a esperança e a resistência do povo campezeiro”, complementou o Coordenador Institucional do Irpaa.

O Vereador Flavio Pereira de Sousa, Presidente do Poder Legislativo Municipal, falou da satisfação por Campo Grande sediar esse encontro. “Eu. como Vereador e Presidente desta Casa, fico muito feliz em receber vocês, que vem de outras cidades, de outros estados. Quero dizer que, como filho desta terra, fico muito realizado por Campo Grande sediar nesta macrorregião o projeto Semiárido Produtivo. Então, quero agradecer a Vanessa (Coordenadora Projeto Semiárido Produtivo) por ter escolhido Campo Grande, desde já desejo a todos vocês um bom aprendizado e que este projeto não fique sé no papel, vamos produzir, porque somos capazes”, disse.

Além do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande do Piauí estiveram presentes no encontro autoridades, integrantes da equipe técnica e representantes de entidades de classe, entre eles: Ronigler Francisco da Silva, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande do Piauí;  Manoel Rubens de Sousa, Presidente da COMACAPIL (Cooperativa Mista Agropecuária e Apícola de Campo Grande do Piauí); Eva Cymara, Presidente do Conselho do Território Vale do Rio Guaribas; Eliuda Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Grande do Piauí; Oneide Isaura, Presidente Sindicato dos Trabalhadores Municipais em Educação Básica de Campo Grande do Piauí ; Maria Kazé, Coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Marcos Jacob, EMBRAPA MEIO NORTE; Antônio José, Coordenador do Projeto Viva o Semiárido; José Manoel de Oliveira, Coordenador do Projeto Viva o Semiárido do Território Vale do Rio Guaribas; Vanessa, Coordenadora Projeto Semiárido Produtivo e Tiago Pereira, Coordenador Institucional do IRPAA.

Confira mais imagens do evento:

Publicidade

Fonte: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS