Connect with us

Ipiranga do Piauí

Jornada Pedagógica abre o ano letivo em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, está iniciando o ano letivo de 2021. Os trabalhos educacionais foram abertos no último dia 22 de fevereiro, quando teve início a Jornada Pedagógica.

A jornada pedagógica, que este ano discute o tema geral “Caminhos para a retomada: refletindo experiências, transformando práticas”, tem, entre outros objetivos, planejar ações estratégicas para as atividades letivas e estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A abertura da jornada aconteceu de forma remota, com o momento de acolhida, apresentação da equipe e proposta de trabalho, apresentação de dados relacionados a educação e uma avaliação dos impactos da pandemia no trabalho docente. No período da tarde, houve a palestra “Escola, currículo e aprendizagens: desafios e possibilidades na organização do trabalho pedagógico em 2021”, ministrada pelo mestre Marcos Luan.

Já nos dias 23 e 24, as atividades aconteceram de forma presencial. Na terça (23), a programação foi voltada para a Educação Infantil, que discutiu o tema “BNCC- Desafios e possibilidades da educação infantil no período de aulas remotas; professores de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), com o tema “Plano de reforço escolar : definindo as habilidades prioritárias para 2021”; e para auxiliares de serviços gerais e vigias, com os temas “Condições higienicosanitárias no período de pandemia” e “Segurança no trabalho”, respectivamente.

Nesta quarta (24), a programação contou com o treinamento “Ser educador em tempos de pandemia, desafios para a saúde emocional, e transformações para o ambiente educacional híbrido”, que foi ministrado pela Coach Keyla Alves, nos períodos da manhã e tarde, para professores do Ensino Fundamental.

O prefeito municipal, Elvis Ramos, a vice-prefeita Iolanda Rêgo, e o secretário municipal de Educação, Gilberto Vieira, participaram do momento.

O prefeito Elvis Ramos, disse que secretaria fez um excelente planejamento para as atividades letivas de 2021, e que como gestor, prestará o apoio necessário para o desenvolvimento do trabalho. “As aulas vão continuar de maneira remota, continuar o desafio. Como professor que sou sei que é difícil trabalhar com aulas remotas, principalmente nas séries iniciais, mas a Secretaria Municipal de Educação se organizou, se preparou, fez um excelente planejamento, e está, através dessa jornada pedagógica, alinhando todos os trabalhos para que tudo aconteça da melhor forma possível. E nós como prefeito, iremos dar total apoio para que as aulas aconteçam da melhor forma e os alunos consigam ter o melhor aprendizado possível”.

Publicidade

O gestor ainda deixou uma mensagem de incentivo aos professores, destacando que é preciso superação. “Deixo uma mensagem de superação, pois nós que trabalhamos com educação temos que nos superar a cada dia. Ser professor é se preparar, ter em mente que nós temos uma missão, e que precisamos a cada dia inovar, de acordo com as demandas que nos surgem. Hoje temos essa demanda de aula remota, que é não é fácil, mas os professores estão preparados para isso e com certeza vai dar tudo certo”.

A vice-prefeita, professora Iolanda Rêgo, disse que o momento é de desafio, principalmente na educação infantil, e que por isso, estará atuando na área de forma voluntária. “Nós vemos a educação nesse momento um grande desafio, principalmente quando falamos de crianças, dos anos iniciais e educação infantil. E nós enquanto gestores do município, como vice-prefeita, me coloquei a disposição do prefeito Elvis para que a gente pudesse colaborar voluntariamente com a educação, mais especificamente na área da educação infantil, que foi a minha trajetória enquanto professora da rede municipal”.

Ela disse que seu intuito é colaborar com os professores e a gestão. “Como professora da educação infantil e coordenadora, tenho uma grande paixão por essa área. Me dedico ao máximo, não sei tudo, mas com o pouco que sei quero colaborar com os professores e a gestão, porque me sinto responsável, juntamente com o prefeito Elvis. E foi essa a nossa proposta de campanha, de ter um compromisso com a educação juntos”.

Iolanda ainda informou que estará a frente da Educação Infantil juntamente com a professora Jucielma, para colaborar com os professores. Ela disse que para o planejamento, incialmente foi feita uma avaliação diagnóstica para obter um embasamento para o desenvolvimento das atividades.

Conforme Iolanda, o intuito é manter a parceira com as famílias e possibilitar que 2021 seja um ano de aprendizado para as crianças. “Foi um grande desafio, mas também um grande aprendizado que eles tiveram, que as famílias tiveram, e queremos fazer essa parceria novamente com as famílias, porque elas são fundamentais no processo educativo, e na educação infantil mais ainda. Então nós ouvimos e queremos dar apoio, acolher, e fazer desse ano de 2021, mesmo com as aulas remotas, um ano mais leve, de apoio aos nossos professores, as nossas famílias, e de aprendizado para nossas crianças”.

Publicidade

Gilberto Vieira da Silva, secretário de Educação de Ipiranga, falou sobre as atividades da jornada pedagógica. “De segunda até hoje tivemos formação para os professores, acolhimento com palestras motivacionais, ferramentas de trabalho para o professor nesse tempo de pandemia, como o uso do meet, zoom, ferramentas que auxiliam no trabalho, e também a questão dos currículos prioritários, para que os alunos que não desenvolveram as habilidades de 2020, possam conseguir desenvolvê-las em 2021”.

A jornada pedagógica segue nestas quinta (25) e sexta (26), com planejamento em cada escola. “Os professores e diretores irão fazer um panorama da sua escola, sua localidade, e daí traçar metas para que a gente possa alcançar com êxito o nosso objetivo, que é recuperar o aluno” concluiu o secretário.

Aulas

Segundo o secretário, seguindo orientação do Governo do Estado, as aulas da rede municipal serão iniciadas de maneira remota, e caso outras orientações sejam passadas posteriormente, a secretaria poderá adotar outro regime.

O secretário explicou que para as aulas são utilizados materiais impressos e plataformas digitais. “Nós utilizamos material impresso, google meet, zoom, google sala de aula, you tube. Tudo que estiver disponível e que nos faça chegar mais próximo do aluno, nós estamos usando. Temos comunidades onde os alunos usam material impresso, mas em todas as escolas, mesmo na zona rural, tem internet, e os alunos podem ir até lá e ter acesso a internet para baixar seu vídeo, uma explicação” informou.

Publicidade

A rede municipal de Ipiranga conta atualmente com 8 escolas, cerca de 1460 alunos matriculados, e 95 professores. As aulas estão previstas para iniciar no dia 1º de março.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS