Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Dr. Júnior crê que crescimento nos casos de coronavírus pode ser reflexo da reabertura do comércio

Publicado

em

Os novos casos de coronavírus têm aumentado dia após dia em Picos. O município, que sempre esteve em uma linha crescente, tem dado disparos nas duas últimas semanas, tendo sido a semana passada a que registrou o maior número de confirmados (142).

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Picos quebrou seu recorde de 29 casos, registrando 81 novas pessoas positivadas no período de 24 horas. O segundo maior recorde foi nesta terça-feira (30), onde foram registrados 44 novos casos da doença na cidade.

Mesmo com comércio fechado, ruas e bancos continuam lotados

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, não se pode afirmar com certeza absoluta, mas ele acredita que o aumento de casos pode ser reflexo da reabertura do comércio local, assim como de uma maior testagem.

“A gente não pode afirmar que seja 100%, mas que alguma coisa deve ter influenciado, com certeza. Mas o número de testagem também aumentou muito. Então, a tendência, quando se testa muito, é aumentar o número de casos positivos. Então temos essas duas visões que, com certeza, influenciaram diretamente para esse aumento”, disse.

Dr. Júnior relatou que, além do CIEM que tem atuado como porta de entrada ambulatorial para identificação dos pacientes com coronavírus, há ainda a Busca Ativa, que tem acontecido em cinco unidades básicas de saúde do município, além das testagens feitas pelo Ibope Inteligente, financiado pelo Ministério da Saúde, para estudar a formação de casos na cidade.

Publicidade

Movimentação no Centro de Picos mesmo após decisão judicial de fechamento do comércio

“Os atendimentos no CIEM mais do que dobraram e isso tem até nos preocupado. Pedimos até para que os municípios façam os atendimentos leves e distribuição de medicamentos. Também estamos realizando a Busca Ativa em algumas UBS’s do município, com testes rápidos, o que aumenta o número de casos. Vale frisar também que os casos positivados naquela sondagem do Ministério da Saúde entraram nos dados”, explicou o secretário.

Ele também fez um apelo para que os municípios colaborem com Picos, que é a referência de tratamento para a região. De acordo com ele, o material existente não dá para os próximos 15 dias e, por isso, precisa da contrapartida das cidades dependentes de Picos e do Estado.

Dr. Júnior Santos

“É preciso que o tratamento precoce seja feito em cada município, até para evitar que haja superlotação no hospital. É importante fazer esse trabalho para que a nossa rede hospitalar consiga atender a demanda. Até agora está tudo tranquilo, mas os casos estão aumentando muito. Então é algo preocupante que nós, em conjunto, temos que assumir as tarefas de cada um para que consigamos vencer essa pandemia de forma equilibrada. É Estado e municípios andando de mãos dadas”, pontuou.

Dr. Júnior relembrou aos picoenses que o CIEM não é laboratório para realização de exames, mas um ambulatório que segue protocolos do Ministério da Saúde.

“Apelamos à população no sentido de entenderem que o CIEM não é laboratório, mas sim um ambulatório para atender pacientes com síndromes gripais, identificar fase da doença e fazer o tratamento precoce. Temos visto uma aglomeração de pessoas querendo realizar teste e há um protocolo para isso”, destacou.

Publicidade

O município já adquiriu 3.750 testes pela Secretaria de Saúde e recebeu em torno de 600 do Estado.

 

Imagens: reprodução whatsapp

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS