Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Picos inicia vacinação contra Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta quinta-feira, 21, a campanha de vacinação contra à Covid-19. A expectativa é que todas as 750 doses destinadas para Picos sejam aplicadas até amanhã, 22. A vacinação aconteceu de forma simultânea nos quatro postos de saúde escolhidos, sendo eles: Canto da Vázera; Belinha Nunes (São José); Junco e Antenor Neiva (Centro).

Os quatro primeiros vacinados em Picos foram: o motorista da ambulância do setor Covid do Hospital Regional Justino Luz, Raimundo de Moura Filho, vacinado na UBS do Canto da Várzea; a enfermeira Sery Neely Santos Lima Cruz, imunizada na UBS Belinha Nunes; a enfermeira Vivia Hipólito,  vacinada na Unidade Básica do Bairro Junco e o médico Daniel James, imunizado na UBS Antenor Neiva no Centro.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comenta sobre a vacinação em Picos. Ele destaca que o município capacitou os profissionais para que pudesse aplicar a vacina com segurança.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

“Estamos muito felizes em participar desse momento. Nós recebemos as vacinas na terça pela manhã e à tarde houve o treinamento, também na quarta-feira houve a conclusão desse treinamento. Por isso, decidimos iniciar a vacinação somente hoje, seguindo esse critério, nós não estávamos preocupados em ser os primeiros, mas em fazer bem feito, com segurança, então hoje já com os profissionais treinados, estamos iniciando essa vacinação que se dará hoje e amanhã”, frisou.

Aldo Gil ainda destaca que não houve vacinação simbólica com o propósito de reconhecer a importância de todos os profissionais de saúde. “Nós decidimos não fazer aquela primeira vacinação simbólica, reconhecendo que todos são igualmente importantes, e decidimos fazer o início simultâneo nos quatro postos aqui em Picos”, relatou.

Publicidade

Raimundo de Moura Filho

O motorista da ambulância do setor Covid do Hospital Regional Justino Luz, Raimundo de Moura Filho, de 63 anos, que trabalha há 26 anos no hospital, foi o primeiro a ser vacinado na UBS do bairro Canto da Várzea. Ele destaca a felicidade e o amor pela profissão. “Eu me sinto feliz hoje, eu sou feliz, mas hoje eu sou mais por ter tomado essa vacina, é uma proteção muito boa. Eu gosto de ajudar as pessoas, eu acho boa à minha profissão, pois a melhor coisa que tem é você ajudar quem está precisando”, afirmou.

Segundo a coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, todos os profissionais de saúde serão vacinados de acordo com a dosagem disponível. Ela ainda relata os motivos para a escolha dos postos. “Nós do município, secretário, gestão, entendemos que todos os profissionais de saúde são igualmente importantes e todos merecem está recebendo essa vacina, então a vacinação ocorreu de forma simultânea nos quatro postos escolhidos, os postos foram escolhidos considerando a estrutura física do posto e a localização”, pontuou.

Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes

De acordo com a coordenadora de Imunização de Picos, a vacina será aplicada em duas doses. Ela destacou que a segunda dose já está na rede de frio estadual, mas ainda não foram enviadas para os municípios. “A segunda dose já está na rede de frio estadual, ainda não foram enviadas para os municípios, mas a segunda dose dos profissionais que estão recebendo a primeira agora, já está garantida”, comentou.

Mariana Fontes ainda informou que as doses estão sendo rigorosamente controladas para que não aconteça nenhum desvio.

Enfermeira Sery Neely Santos Lima Cruz tomando a vacina

Enfermeira Vivian Hipólito sendo vacinada

Médico Daniel James sendo imunizado

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS