Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Moradora do bairro Aerolândia denuncia vizinhos por poluição ambiental

Publicado

em

Uma moradora do bairro Aerolândia, em Picos, procurou o Portal Cidadesnanet para denunciar os seus vizinhos de rua, nas proximidades da Subestação da Chesf. Segundo ela, que pediu para não ser identificada por conta de represálias, mesmo com a coleta regular de lixo, os moradores continuam desobedecendo aos horários.

“Aqui na minha rua, que fica por trás da subestação, sempre cresce um matagal enorme na encosta da parede da Chesf. Para piorar, o pessoal tem desovado lá muito lixo orgânico, cortes de árvores, pneus velhos, colchões… qualquer coisa que não seja mais do interesse deles. E isso tem acumulado um montante enorme de lixo que tem prejudicado até nossa saúde”, disse a moradora indignada.

Segundo ela, a coleta do lixo permanece normal, mas, mesmo com horários estabelecidos, os moradores da região insistem em pôr o lixo fora de horário.

“Quando não estava tendo essa pandemia, os garis vinham, faziam a capina, varriam e depois a patrol da prefeitura recolhia o material que a população jogava. Quero deixar claro que não é a prefeitura que deixa, mas a população que joga. Eles deixavam tudo limpinho e não era preciso chegar a dois dias e o espaço já estava cheio de lixo novamente, com a mesma quantidade ou mais, sem contar que jogavam resto de pneus picados e o pessoal colocava fogo. Eu sou alérgica, tenho asma. Minha vizinha também. Sem contar nas crianças que temos em casa. Isso gera um desconforto grande”, afirmou.

Ela falou ainda que tem vergonha de dizer onde mora por conta da má educação das pessoas que não colaboram para que haja um espaço de convivência agradável. Ela ressaltou o perigo que o acúmulo de lixo pode trazer.

“A paisagem de onde moro, visualmente, não é nada agradável, dá nojo. Tenho vergonha de dizer onde moro para outras pessoas. Lixo não é brincadeira. Traz muitas doenças. O pessoal joga bicho morto, árvores cortadas, tudo o que você possa imaginar. Até móveis velhos. De tudo. E isso pode trazer sérios problemas de saúde”, frisou.

O secretário de Serviços Públicos, Airton Carvalho, relatou que ainda não havia tomado conhecimento da problemática do local, mas que as medidas serão tomadas para que a população seja conscientizada.

“Eu não tinha conhecimento desse pessoal colocando lixo fora do dia e horário. A gente recebe até com tristeza essa informação, pois a prefeitura, juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos, vem exercendo rigorosamente suas coletas. E quero frisar que a coleta do referido bairro é às terças, quintas e sábados pela manhã. Então, não justifica jogar lixo fora de horário de coleta”, disse.

Airton também alertou para as doenças que o lixo pode trazer à população local.

“Alguns moradores insistem em não colaborar com o poder público e ficam depositando lixo fora de horário, o que ocasiona a proliferação de insetos, animais rasgarem as sacolas e esses lixos ficarem nas vias públicas, atraindo insetos que são prejudiciais à saúde do ser humano, como moscas, ratos e baratas que, após irem para o lixo, vão para as casas e contaminam alimentos e utensílios domésticos”, relatou.

Publicidade

O secretário apelou para que a população cuide bem da rua, colocando o lixo apenas no horário estabelecido e avisa que nos próximos dias os servidores estarão realizando um mutirão de limpeza no bairro.

“Pedimos que o pessoal desse bairro, assim como dos demais, colaborem com a limpeza de nossa cidade, depositando o lixo próximo ao horário do carro da coleta passar, e só assim vamos ter uma cidade mais limpa e organizada. Sobre a capina, estamos com uma equipe reduzida por conta da pandemia, então temos muito colaboradores afastados por conta do risco, mas quero frisar que estamos em campo e em breve estaremos exercendo a limpeza de todo esse bairro”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS