Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Técnicos de Meio Ambiente visitam local para construção do novo Aterro Sanitário

Publicado

em

Moradores do povoado Val Paraíso juntamente com membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade de Picos se reunirão hoje para discutir sobre o novo local destinado para o Aterro Sanitário.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana, em entrevista ao Cidadesnanet.com, na manhã desta terça-feira, 06, afirmou que haverá reunião com representantes da comunidade na Associação de Moradores de Val Paraíso, marcada para as 19h desta terça-feira. Ainda pela manhã, houve visita de técnicos do Meio Ambiente no novo local previsto para as instalações do Aterro.

“Anteriormente foi feito um visita ao local pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e hoje os técnicos aqui de Picos foram novamente. O local é mais distante da comunidade. Estamos interessados e já conversamos com o proprietário do terreno. Ele se mostrou interessado em resolver” disse a secretária.

Diante da situação, o prefeito municipal, Padre José Valmir de Lima, se dirigiu até a capital Teresina para encontro com o chefe da Secretaria Estadual de Saúde, afim de discutir providências para o aterro. Segundo a secretária, está em trâmite a aquisição de mantas anti infiltração cuja as mesmas serão utilizadas no piso, nas paredes e no teto da vala do aterro, com objetivo de bloquear quaisquer tipos de infiltrações atingindo o lençol freático provocadas pelo chorume.

Maria Santana, secretária de Meio Ambiente de Picos/ Foto: Portal Grande Picos

“O prefeito foi a Teresina para encontro com o secretário Florentino Neto para discutir a viabilidades da aquisição das mantas, visto que o preço do metro quadrado é caríssimo e o local precisa de aproximadamente 200 m² de mantas. Essa manta é pra evitar que haja infiltrações e atinja o lençol freático. Já estamos em contato com empresas tanto do Piauí quanto de outros estados que fazem gerenciamento de aterro sanitário para participarem da licitação. O estudo está sendo feito e as providências estão sendo tomadas, afim de sanarmos o problema que atinge a população e o Meio Ambiente”

Publicidade

“A transferência do aterro é necessária e vamos agir dentro das medidas legais. Não podemos fazer um trabalho dessa magnitude e deixarmos de qualquer jeito. O nosso objetivo é fazer para que a população seja beneficiada e não sofra com o lixão” declarou a secretária Maria Santana.

Técnicos de Meio Ambiente visitando local na manhã desta terça-feira.

Maria Santana destacou que haverá fiscalização para impedir que pessoas e também veículos não autorizados tenham acesso ao local e façam despejos de forma desordenada.

“Existem pessoas que agem de má fé ateando fogo no lixão provocando nevoeiro de fumaça que é prejudicial à saúde. Existem veículos que jogam animais mortos e complica ainda mais a situação, pois isso atrai diversos insetos nocivos a saúde. Portanto, será fiscalizado e só as pessoas autorizadas e os veículos credenciados terão acesso ao espaço” garantiu Maria.

Matéria Relacionada:- Moradores interditam aterro sanitário do Val Paraíso em Picos

PICOS | Aterro sanitário do Val Paraíso é tomado por chamas

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS