Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PP de Ciro Nogueira vai indicar novo secretário estadual de Saúde

Publicado

em

Se o governador Wellington Dias quiser, vai poder indicar o novo secretário de saúde dentro dos quadros do PP, caso a pasta realmente seja remanejada para o partido. Quem garante é o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira. Os dois se reuniram na semana passada e a ida do Partido Progressista para a Sesapi foi um dos temas em pauta.

“A definição agora é do governador. Caso couber a saúde para o partido, o governador tem total liberdade de escolher dentro dos quadros do PP o nome”, disse Ciro Nogueira ao Cidadeverde.com.

De acordo com Ciro, nada está definido ainda. A única certeza, segundo ele, é que Wellington Dias é quem deve apontar o eventual substituto de Francisco Costa na Saúde. “A escolha vai ser totalmente do governador”, reforça o senador.

Enquanto não se chega a um denominador comum, nos bastidores surgem vários nomes dentro do PP com potencial para assumir a pasta, considerada uma das mais importantes do governo.

Estão na lista o atual secretário de transporte, Guilhermano Pires – que é ligado a Ciro – o atual presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, com data marcada para se filiar ao PP, e o ex-prefeito de Bom Jesus, Alcindo Piauilino.

Publicidade

Ciro comanda Saúde federal, estadual e da capital

A mudança na Secretaria de Saúde do estado do Piauí não apenas está decidida, como já tem nome e sobrenome: o PP assume a pasta e desloca para cuidar da Saúde piauiense o atual secretário de Transportes, Guilhermano Pires. Com isso, Ciro Nogueira – o mandachuva do PP – vai comandar a saúde de Teresina, Piauí e do Brasil.

A mudança na secretaria do Piauí já foi acordada entre Ciro e o governador Wellington Dias. E Ciro apresentou o nome de Guilhermano Pires, que está na pasta de Transporte por indicação do próprio PP. Wellington também aceitou. Guilhermano é contador, mas terá um comitê médico para ajudar na gestão do setor.

Essa mudança mostra a força do senador Ciro Nogueira e revela a estratégia de alinhamento de ações. Isto é, comanda a saúde nas três esferas, uma se valendo da outra.

Desde maio do ano passado, quando Michel Temer assumiu a presidência (ainda interinamente), Ciro já emplacou o deputado paranaense Ricardo Barros no ministério da Saúde. Ainda este mês, o senador estará filiando no Partido Popular o ex-prefeito Silvio Mendes, atual gestor da saúde em Teresina. E aí estará fechado o círculo: Ricardo BNarros, Guilhermano Pires e Silvio Mendes. Barba, cabelo e bigode.

Publicidade

O presidente nacional do PP tem usado o argumento de que o alinhamento de aliados em um mesmo setor facilita a convergência de ações. Traduzindo: o fato de todos terem as bênçãos de Ciro ajuda a agilizar ações comuns, sobretudo o ministério contribuindo para a gestão da saúde no estado e no município.

As pesquisas mostram que o problema da saúde, no Brasil, só rivaliza com o drama da segurança. Se o tal alinhamento realmente funcionar, será um grande ganho para a saúde. E para a população.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS