Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Proerd realiza atividades para crianças no Salivag 2019 em Picos

Publicado

em

No início da semana, o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, assinou um convênio autorizando a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Piauí, representada pelo 4º BPM, para instauração do Programa Educacional de Resistência às Drogas nas escolas do município.

Há alguns anos o programa já havia sido instalado para experimento no município e obteve êxito. Considerando isto e a necessidade de um acompanhamento especializado para crianças e adolescentes de Picos, especialmente os que habitam nos locais que estão mais à margem da criminalidade, o Proerd foi reinstalado, com a pretensão de se tornar algo permanente na grade escolar, a princípio, nas escolas públicas e, à posteriori, na rede privada de ensino.

Policial do efetivo do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, o Sargento Saulo Moura, um dos instrutores do programa em Picos, disse ter visto no Salivag uma oportunidade para apresentar à sociedade de que forma o Proerd vai atuar na cidade.

“Já estamos com quatro escolas que o gestor municipal separou para que seja iniciado o trabalho: Morada do sol, Parque de Exposição, Malva e Aroeiras do Matadouro. Como está tendo o Salivag, este grande evento municipal, tivemos a ideia de colocar um estande para podermos expor o trabalho do Proerd, mostrar para a sociedade o que é o programa, como a gente trabalha para a comunidade, como funciona, através de demonstrações artísticas, de situações lúdicas. Queremos mostrar isso através da interação entre instrutores, alunos, familiares e escola, a fim de que possamos fomentar essa convivência, para que possamos repassar o que o Proerd faz, que é subsidiar as crianças e adolescentes para que saibam dizer não às drogas, para que compreendam o assunto e possam se defender desse problema grave e que assola toda a sociedade, principalmente nessa faixa etária de crianças e adolescentes, onde são mais suscetíveis e vulneráveis às pressões externas, às más companhias, e acabam se envolvendo com drogas”, explicou o Sargento.

Saulo Moura comentou que o programa é internacional e foi implantado no Piauí há alguns anos. Ele mencionou ainda o apoio que tem tido com o Canil do 4º BPM que tem ministrado palestras sobre atuação do mesmo na cidade.

Pela manhã além da palestra, instrutores do Proerd realizaram pinturas faciais nas crianças presentes e levaram a mascote do programa – um leão – para animar a garotada. O instrutor já avalia a expansão do programa na cidade.

Publicidade

“São essas quatro escolas, inicialmente, e, com fé em Deus, tudo dando certo, iremos expandir no próximo ano para as demais escolas. Pretendemos também chegarmos à rede privada, de acordo com os convênios que forem fechados e quantidade de instrutores que engajarmos no programa”, pontuou.

Os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas estão realizando o mesmo trabalho feito pela manhã no período da tarde no Salivag.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS