Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa são afastados após diagnóstico de coronavírus

Publicado

em

Profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, foram afastados após testarem positivo para coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a maternidade informou que não existe, até o momento, nenhuma paciente com Covid-19 na unidade hospitalar.

De acordo com a Sesapi, a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo para a doença e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações. O G1 apurou que entre os casos confirmados há três médicos.

Profissionais da saúde da maternidade denunciam que estão desde janeiro sem receber salários e trabalhando sem equipamento de proteção, como máscara protetora facial e óculos.

“Estamos sendo contaminados e afastados sem salário. Cada profissional recebe duas máscaras por plantão de 12 horas, sendo que a recomendação é que elas sejam trocadas a cada 2h, ou seja, teriam que ser seis máscaras no mínimo”, revelaram os profissionais.

A Sesapi informou ainda que continuará acompanhando e monitorando os casos e que a MDER está treinando os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Protensão Individual (EPI) e manejo com pacientes infectados pelo coronavírus.

Publicidade

Leia a nota da Sesapi e da maternidade na íntegra:

  • SesapiA Secretária de Estado da Saúde através do setor de epidemiologia tomou conhecimento de casos de profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa confirmados com Covid-19. Dessa forma a coordenação de epidemiologia orientou a equipe do setor do Núcleo de Epidemiologia da Evangelina Rosa que afastasse os profissionais que testaram positivo a Covid-19 e realizasse o revezamento dos demais profissionais, evitando assim aglomerações. A SESAPI continuará acompanhando e monitorando os casos. A MDER também está realizando treinamento com os profissionais sobre os cuidados do uso dos Equipamentos de Pretensão Individual. Também foi realizado treinamento sobre o manejo com pacientes com Covid-19. Além de realizar exames em todas as unidades hospitalares, a Sesapi vai inaugurar nos próximos dias, em conjunto com a Fundação Hospitalar, o Núcleo de Atendimento ao Servidor, com o objetivo de testar os profissionais da saúde e segurança que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus no Piauí. O núcleo vai funcionar no HGV.
  • MDERA diretoria da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) informa que não existe, até o momento, nenhuma paciente com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, na Unidade Hospitalar. Caso isso venha ocorrer, a Maternidade, referência em tratamento de alta complexidade, está com todos seus setores orientados e treinados para trabalhar no combate e plano de contingência à pandemia. Foi instalado, na parte externa da Casa, um estande com consultório e recepção para receber gestantes e orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância será disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários. Quanto a supostos casos de profissionais e pacientes testados, e possivelmente infectados, o que é preconizado é que todos os órgãos de saúde devem encaminhar testes positivos para Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e Ministério da Saúde. Portanto, só e SESAPI tem a proeminência de informar os casos no boletim diário. Além disso, A MDER tem disponíveis 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica. Além da ALA D que está disponibilizada para receber gestantes e puérperas com casos confirmados da doença (quando houver). A MDER vem tomando medidas enérgicas para proteger pacientes e colaboradores (as). Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e Sala de Recuperação pós- anestésica. As visitas à pacientes estão suspensas. A diretoria da Casa também orientou a ficar em casa em isolamento social os servidores que têm mais de 65 anos e aqueles acima de 60 que possuem comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo) ou sintomas da Covid-19. Os setores administrativos estão trabalhando em escalas alternadas para evitar aglomerações. Outras medidas: Os leitos do Centro de Parto Normal (CPN) serão retaguarda para casos suspeitos de parturientes com previsão de parto normal; A Enfermaria ALA “D” será retaguarda para puérperas; Pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia; Estão mantidos o Internato e as Residências Médica e de Enfermagem; Estão suspensos outros estágios obrigatórios e visitas técnicas; É vedado o uso de telefones celulares nas áreas criticas (Centro Cirúrgico, Obstétrico, UTIs, UCINCo , UCINCa ) e restrito nas outras áreas.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS