Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SIMÕES | Saúde entrega tablets para agentes comunitários; tecnologia vai qualificar o acompanhamento da população

Publicado

em

O trabalho dos agentes comunitários de saúde será otimizado no município de Simões, a partir do uso dos recursos tecnológicos para qualificar o atendimento e o acompanhamento das famílias.

Na tarde desta terça-feira, 25, no auditório do CEM – Centro de Educação Municipal, a Prefeitura de Simões, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de tablets para os agentes, o profissional responsável por intermediar o contato da população com o serviço público de saúde.

Ao todo, foram entregues 35 tablets, um para cada agente.

Segundo a enfermeira Emanoela Silva, que é coordenadora da Atenção Básica à Saúde no município, a entrega dos tablets é parte do processo de informatização da saúde. “O Ministério da Saúde está informatizando as Unidades Básicas de Saúde, e um dos instrumentos para essa informatização é o tablet, que vai substituir as fichas de papel, tornando o trabalho mais rápido e prático”, disse.

Enfermeira Emanoela Silva, coordenadora da Atenção Básica

Ela salientou que os agentes comunitários trabalham, no mínimo, com três fichas – o cadastro do domicílio, o cadastro individual e a ficha de visita domiciliar. “Agora, ao invés de preencher as fichas de papel e depois lançar no sistema, os agentes vão trabalhar com o tablet, onde todas essas informações serão inseridas e enviadas para a base do Ministério da Saúde”, disse.

Publicidade

35 tablets são entregues aos Agentes Comunitários de Saúde

Os aparelhos vêm equipados com a nova versão do aplicativo E-SUS Território, que será usado pelos agentes para o registro rápido e seguro durante as visitas domiciliares. Todos os dados colhidos na visita às famílias serão integrados ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), uma ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários do SUS.

Evento foi realizado no auditório do CEM

O uso dessas ferramentas vai facilitar o acompanhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde, a busca de dados epidemiológicos e o planejamento das ações e políticas públicas a serem implementadas, segundo as características de cada localidade.

Reginaldo Silva, presidente da Associação dos ACS em Simões

Reginaldo Silva, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Simões, destacou a agilidade e a praticidade no trabalho. “Esse tablet vai facilitar muito o trabalho do ACS. Vamos ter mais rapidez no cadastramento das famílias. Vai nos ajudar demais. Antes era tudo no papel, escrito a mão. O agente que acompanha 100 famílias, ele tinha de 500 a 800 fichas numa sacola, na bolsa, e agora vai estar tudo no aplicativo do tablet. Então, a gente agradece a Secretaria de Simões por essa ação”, disse.

Caixas térmicas

No mesmo encontro, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, também iniciou a distribuição das caixas térmicas que serão utilizadas no armazenamento das vacinas durante o seu transporte para as unidades de saúde nas comunidades rurais e bairros da cidade.

Secretária Isamária Dantas e a coordenadora de Imunização, enfermeira Bárbara Haveny

A enfermeira Bárbara Haveny, que é coordenadora de Imunização, salientou que as caixas fortalecem as campanhas de imunização e são fundamentais para manter a temperatura das vacinas que serão aplicadas na população. Atualmente, o município está com duas campanhas de imunização em andamento, uma contra a Covid-19, e outra contra a Influenza.

Publicidade

Em entrevista, a secretária de Saúde de Simões, Isamária Dantas, que também é profissional da Saúde, destacou mais esses investimentos feitos pela gestão municipal na área. “Nós temos realizado um grande trabalho de melhoria na área da saúde. Hoje, estamos entregando esses 35 tablets, através dos quais, nós vamos facilitar e qualificar o trabalho dos agentes de saúde. São esses profissionais fazem o acompanhamento direto das famílias, portanto, necessitam e merecem esse instrumento de extrema importante para que possam desempenhar suas funções com mais eficácia”, disse.

Isamária Dantas, secretária de Saúde

Isamária também comentou sobre o fortalecimento do trabalho de imunização. “Da mesma forma são as caixas térmicas que estamos entregando para as equipes de saúde para reforçar o trabalho de vacinação da população, sobretudo nesse momento de pandemia, em que estamos realizando a campanha de imunização contra a Covid-19, bem como a campanha contra o vírus da gripe”, disse.

Vacinômetro Covid

Conforme os dados divulgados pela Secretaria de Saúde em relação a campanha de vacinação contra a Covid-19, o município de Simões já aplicou 4.295 doses de vacina, sendo 2.736 da 1ª dose, e 1.559 da 2ª dose.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Saúde Simões-PI (@saude_simoes)

Publicidade

Imagens da entrega dos equipamentos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS