Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VERA MENDES | Ações de conscientização e prevenção marcam semana de mobilização e combate ao aedes aegypti

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes promoveu, no período de 23 a 26 de outubro, a Semana de Combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus. As ações de prevenção e conscientização foram realizadas por intermédio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar os esforços e boas práticas na luta contra o mosquito Aedes.  Durante toda a semana, foram realizadas diversas atividades como rodas de conversas, palestras, entrega de panfletos, teatro sobre a temática, além de oficinas com gestantes e distribuição de repelentes. Na quinta-feira, 26, foi realizado um mutirão de limpeza, ocasião em que foram distribuídas telas para os reservatórios de água.

A população, desde as crianças até os idosos, foi orientada sobre a importância de erradicar os criadouros do mosquito, evitando assim também sua proliferação, e alertada sobre os efeitos danosos que o mosquito pode trazer, entre outras informações necessárias para ajudar nessa luta a favor da saúde.

A secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, explica que a mobilização tem como objetivo fazer um chamamento à sociedade.  “Temos conseguido avanços significativos no combate ao Aedes, e esta semana de mobilização representa um esforço adicional nas ações de rotina que já são realizadas pelos nossos agentes de endemias em todo o município. A maioria da população já sabe como combater, mas nem todo mundo pratica e é necessário fazermos esse chamamento, pois o envolvimento da população é fundamental”, disse.

Também participaram das atividades as secretárias de Educação, Elisângela Marques, de Assistência Social, Andreia Sampaio,  além de   alunos, professores, agentes de endemias, e demais funcionários das secretarias municipais.

Publicidade

Boletim epidemiológico
O Piauí registrou uma redução de 4% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 25 de outubro deste ano, foram 4.918 casos notificados em 127 municípios.

Em relação à chikungunya, foram 5.986 casos notificados em todo o Estado, registrando aumento de 192,9% em relação ao mesmo período de 2016. As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Francinópolis, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luis Correia.

Os casos de zika registraram diminuição, quando comparados os anos de 2016 e 2017, com 216 e 157, respectivamente.

Confira o boletim

Ações realizadas na segunda-feira, 23:

Publicidade

Ações realizadas na terça-feira, 24:

Ações realizadas na quarta-feira, 25:

Ações realizadas na quinta-feira, 26:

Ações realizadas na sexta-feira, 27:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS