Connect with us

ENTRETENIMENTO

Cidade piauiense mantém tradição secular de tocar no mastro de Santo Antônio para arranjar casamento

Publicado

em

Uma simpatia para conseguir uma esposa ou um marido levar centenas de fiéis todos os anos à cidade de Campo Maior, no Piauí. Segundo a tradição local, que já dura mais de 200 anos, segundo os fieis da cidade, quem conseguir tocar no “Mastro de Santo Antônio” vai se casar no ano seguinte.

A simpatia acontece na festa no dia 31 de maio, no primeiro dia dos festejos de Santo Antônio. O mastro é carregado nas costas por dezenas de homens, do patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio, um percurso de cerca de 1,5 quilômetro.

A procissão em que o mastro é carregado era conhecida como “Procissão da Carreira”, porque era feita de forma bem rápida. Acredita-se que as mulheres que conseguissem tocar no mastro ou na bandeira arranjariam um parceiro para se casar.

Depois, o mastro e a bandeira ficam erguidos na praça da Catedral, e as mulheres podem ainda fazer orações e amarrar fitas de Santo Antônio como promessas ao santo casamenteiro.

A bandeira, o andor e o mastro de Santo Antônio - No Piauí, tocar no 'mastro de Santo Antônio' é simpatia para conseguir casamento — Foto: Francisco Carvalho/ Arquivo Pessoal

A bandeira, o andor e o mastro de Santo Antônio – No Piauí, tocar no ‘mastro de Santo Antônio’ é simpatia para conseguir casamento — Foto: Francisco Carvalho/ Arquivo Pessoal

O mastro, feito de carnaúba, é trocado de tempos em tempos. O mastro deste ano é novo. Nele são amarradas dezenas de fitas de promessas e outras simpatias e pedidos ao santo. No alto do mastro fica a bandeira de Santo Antônio, com a marca da diocese. A bandeira que será usada em 2023 é nova, assim como o mastro.

Publicidade

A bandeira e o mastro ficam guardados na casa de Francisco Carvalho, mais conhecido na cidade com Chico Loteria, de 61 anos. Chico participa das preparações da festa desde os 7 anos. Segundo ele, a tradição tem mais de 200 anos.

Município de Campo Maior, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Município de Campo Maior, no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

A tradição é um dos momentos mais divertidos das festas em homenagem ao padroeiro da cidade. A aposentada Ana Maria Silva ainda lembra da correria das pessoas para conseguir realizar a simpatia:

“São muitas memórias. A gente via os homens na frente com o mastro e as mulheres atras correndo para pegar no pau, no mastro de Santo Antônio. Fente caía, chinelos quebravam, se ralavam, mas aquela que conseguia estava garantida que ia casar”, contou.

Aparição de Santo Antônio

Imagem Arquivo
— Foto 1: Arquivo — Foto 2: Arquivo

O mastro e a bandeira de Santo Antônio são carregados e montados na praça da Catedral de Santo Antônio, no centro de Campo Maior.

A catedral foi construída no local onde, há 300 anos, um grupo de vaqueiros teria visto uma aparição de Santo Antônio, em meio à mata de carnaubais.

“Nesse local onde foi vista a imagem, foi construída a primeira capela, depois a matriz. A nossa catedral é de 1949. Por mais que as coisas se modernizem, essa devoção é conservada”, comentou Dom Francisco, Bispo de Campo Maior.

Publicidade
Igreja de Santo Antônio, em Campo Maior, construída no início do século 19 — Foto: Arquivo

Igreja de Santo Antônio, em Campo Maior, construída no início do século 19 — Foto: Arquivo

Fonte: G1

Facebook

MAIS ACESSADAS