Connect with us

ENTRETENIMENTO

Conheça as histórias dos piauienses que tentaram entrar no Big Brother Brasil

Publicado

em

Amanhã começa o reality show mais famoso da televisão brasileira: o Big Brother Brasil, em sua edição de debute – goste você ou não, são 15 anos do apresentador Pedro Bial entrando sem pedir licença e convidando o espectador para “dar aquela espiadinha”.

Entre altos e baixos nos índices de audiência, o programa segue como um dos maiores trunfos da Rede Globo em vendas e publicidade – e também é visto pelos anônimos como plataforma de impulso para ser uma (sub)celebridade. Ávidos por ser um rosto conhecido em todo o país, pessoas comuns seguem tentando uma vaga na disputa por um milhão – e meio! – de reais.

O prêmio em dinheiro, convenhamos, explica a busca e as atitudes de alguns dentro do programa. “Usar o talento, abusar da exposição do corpo, estar todo o tempo em todos os lugares, dizer coisas inteligentes com ar extremamente natural, sorrir, sorris e ainda sorrir”, diz o antropólogo Carlos Alberto Messeder no prefácio do livro “A antietiqueta dos novos famosos”, lançado pelo ex-BBB Marcelo Arantes, em 2009, inspirado em sua própria experiência no reality show.

Se a alcunha de “ex-BBB” incomoda alguns, para outros soaria como música: muita gente continua tentando uma vaga no confinamento e a produção revelou neste ano ter recebido um total de 50 mil inscrições. Só 13 nomes foram confirmados para a estreia do programa, para tristeza dos outros milhares.

Procuramos alguns “barrados no BBB” no Piauí para revelar: afinal, o que desperta o interesse em entrar em um reality show?

Publicidade

BBBmaníaco

Rafael Lopez é formado em Moda pela UFPI e confessa: já foi um fã número 1 de BBB. “Além de assistir eu sonhava demais em participar”, revelou. “Às vezes no bus eu fico me imaginando na casa. Acho que tenho perfil de vencedor do BBB”.

Rafael: “Acho que tenho perfil de vencedor do BBB” (Foto: facebook pessoal)

Modesto, o designer diz que parou de acompanhar o programa desde a edição em que a piauiense Gyselle Soares ficou em segundo lugar na disputa pelo prêmio com o roqueiro Rafinha, em 2008. “Torcia para ela e ficou na cara que aquele resultado teve roubo”, critica. (Gyselle perdeu por menos de meio décimo na votação popular).

Embora desestimulado, Rafael não esconde que tentou a inscrição algumas vezes – em seu perfil no facebook o fato virou até motivo de piada entre os amigos próximos. Este ano, ele chegou a preencher o formulário de inscrição na internet e até mandar o vídeo. “Tiveram duas chances de inscrição e eu ainda consegui na regional. Mas depois deu problema com o vídeo e aí deixei para lá”.

Rafael avalia que, hoje, participar do programa poderia trazer frutos negativos para sua carreira como designer. “Acho que o BBB só ajuda mesmo a quem ganha o prêmio”, opina. “Raramente alguém se dá bem ali. Para mim, seria algo instantâneo, um sucesso aqui, uma presença vip ali e mais nada”, supõe. “Mas aproveitaria ao máximo e da melhor forma possível”.

Em busca da fama

Publicidade

Há quatro anos, o maior sonho do estudante de letras e radialista Lucas Brito era entrar no Big Brother. Diretamente de Luzilândia, ao norte do Piauí, ele gravou vídeos e fez vários ensaios “sensuais” para jogar na rede e chamar a atenção dos produtores. Tentou seis vezes a seleção do Boninho – chegou a ser entrevistado. Depois focou na Fazenda, o reality da Record. Sem sucesso.

Lucas Celebridade: “sonhava em entrar quando não tinha nada a perder” (Foto: facebook pessoal)

“Nessa época eu buscava realmente a fama, pois tenho certeza que não venceria o programa”, imagina Lucas. “Tenho o pavio curto, sou cheio de manias e um pouco hiperativo”.

A busca de Lucas Celebridade – substantivo que passou a adotar como sobrenome – pela fama caiu nas graças do público. Ganhou retwitters de famosos, saiu no Ego, foi entrevistado pela Revista Trip em 2010. As abordagens, com frequência, recorriam ao deboche. Mas o fato é que enquanto riam das maluquices de Lucas ao perseguir a fama, ele não parou de perseguir seus objetivos.

Ele afirma ter recebido um convite direto de Rodrigo Carelli, diretor do reality show da Record, através do Twitter. “Fui na TV e tudo, fazer as entrevistas, mas quando chegou o momento eu pensei nas consequências pós reality”, confessa. “Devido à exposição e tudo, eu pensei nos meus empregos”.

Lucas Celebridade em ensaio para a Revista Trip, em 2010 (Foto: Trip#193)

Lucas formou-se em Letras Português na UESPI e hoje trabalha como assessor de comunicação na Prefeitura de Luzilândia, além de dar aulas de Língua Portuguesa em escolas. “Eu sonhava em entrar nesses programas quando não tinha nada a perder, depois que me formei, minha mentalidade mudou”, admite.

“Ainda tenho aspirações artísticas – de vez em quando sai alguma matéria nacional sobre mim e sempre apareço em programas de TVs locais”, gaba-se Lucas. “Tá ótimo, pois algo além disso perderia a graça”.

Especialmente para o BBB

Publicidade

Em 2012, Vanessa Vasconcelos estampou todos os portais de notícias locais com a manchete: “BBB 12 pode ter participante piauiense”. Havia rumores de que ela estava confinada em um hotel com outros brotheres prestes a entrar no programa – amigos e parentes confirmavam a informação.

A modelo Vanessa Vasconelos em coluna social (Foto: Jornal Meio Norte)

Vanessa é formada em Design e Moda e trabalha como modelo. Na época, figurou colunas sociais em fotos ao lado do rapper internacional FloRida. Nos registros, a modelo aparecia abraçada ao cantor, descrevendo o momento como “maravilhoso”.

O programa estreou dia 10 de janeiro daquele ano e não trouxe o nome de Vanessa entre os participantes. Ninguém nunca soube ao certo o que aconteceu – até hoje Vanessa mantém um álbum no facebook intitulado: “Especialmente para o BBB 12”. Procurada pela reportagem, a modelo não quis comentar o assunto.

 

Fonte: O Olho

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS