Connect with us

ESPORTES

Neymar pode ultrapassar Pelé em 2022; confira as estatísticas

Publicado

em

A seleção brasileira é conhecida pelo futebol-arte, com jogadas desconcertantes, criatividade, grandes dribles e, claro, muita ofensividade. Os adversários sempre devem se preocupar com o ataque canarinho, que costuma ser letal.

Diversos nomes contribuíram para que o Brasil ganhasse essa fama. O top 5 inclui Zico, que soma 48 gols em partidas oficiais. Já a 4ª posição é ocupada por Romário, autor de 55 tentos.  

Além do Galinho e do Baixinho, a lista contém Ronaldo, 62 gols, e Neymar, 75. A liderança não podia ser de outro, o rei. Pelé é dono de 77 gols oficiais vestindo a camisa verde e amarela. Com isso, o craque é o maior artilheiro da história da seleção brasileira.

Porém, a liderança está ameaçada por outro artilheiro nato: Neymar. Único jogador do top 5 em atividade, o craque está a apenas 3 gols de ultrapassar Pelé. A expectativa é que essa marca seja batida durante a Copa do Catar. 

Relembre, a seguir, como Neymar e Pelé chegaram ao topo da artilharia histórica da seleção brasileira. 

Publicidade

Pelé: 77 gols em 92 partidas 

Estreia e primeiro gol 

A estreia de Pelé na seleção aconteceu em 7 de julho de 1957, quando o atleta tinha apenas 16 anos. Na ocasião, Pelé entrou no segundo tempo de um Brasil x Argentina, pela extinta Copa Roca, em pleno Maracanã. 

Mesmo com toda ansiedade e pressão da estreia, o jovem não se intimidou. Pelo contrário, Pelé marcou o único gol brasileira na derrota por 2 a 1. Ou seja, ele balançou as redes logo em sua primeira partida pelo Brasil, alcançando um feito inédito. 

Todos os gols em copas

Publicidade

Ao todo, Pelé possui 12 gols em 4 Copas disputadas. O primeiro deles aconteceu no triunfo por 1 a 0 contra o País de Gales, em duelo válido pela Copa de 1958. Depois, o camisa 10 marcou mais três no jogo com a França. 

Pelé foi peça fundamental na final diante dos suecos, anotando 2 dos 5 gols. O Brasil terminou com o título daquela Copa, o primeiro mundial da história brasileira. Pelé ficou na vice-artilharia geral, com 6 gols, e levou o prêmio de melhor jogador jovem da competição. 

Na Copa de 1962, sediada no Chile, o atacante estreou marcando gol no México. Se lesionou logo no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, ficando de fora do torneio. Mesmo sem Pelé, o Brasil conseguiu o bicampeonato, numa final acirradíssima contra os tchecoslovacos. 

Assim como no Chile, Pelé também marcou só um gol na Copa de 1966. O tento foi anotado num Brasil x Bulgária, pela fase de grupos. A seleção caiu ainda na primeira fase, após derrotas contra Hungria e Portugal. 

Em 1970, Pelé chegou a Copa no auge de sua carreira. Iniciou o campeonato com gol na estreia contra a Tchecoslováquia. Passou em branco no jogo com os ingleses, mas balançou as redes romenas duas vezes. 

Publicidade

Pelé voltou a marcar na goleada de 4 a 1 para cima da Itália na final da Copa. O triunfo garantiu o tricampeonato mundial, colocando a geração de 70 na história do futebol mundial. 

Gols em outros torneios e jogos amistosos

Como mencionado, 12 dos 77 gols de Pelé aconteceram em Copas do Mundo. Além disso, ele possui mais 34 tentos em amistosos, 8 em Copas América, 6 em eliminatórias e 17 em outros torneios. A média de gols era de 0,84 a cada jogo. 

Vale lembrar que são 77 gols oficiais. Se gols em jogos não oficiais fossem somados, Pelé tereia 95 em 114 partidas

Último gol pela seleção 

Publicidade

O último gol de Pelé foi marcado em 11 de julho de 1971, no jogo Brasil 1 x 1 Áustria. Dias depois, em 18 de julho, o eterno camisa 10 fez sua a última partida com a seleção, no duelo contra a Iugoslávia. 

Na contagem oficial da FIFA, Pelé tem 767 gols na carreira. A entidade não conta gols feitos em amistosos e jogos festivos. Por outro lado, de todas as partidas que foram consideradas, o Rei anotou incríveis 1.282 gols.

Neymar: 75 gols em 121 partidas

Estreia e primeiro gol

No dia 10 de agosto de 2010, Neymar realizou seu primeiro jogo com a camisa verde e amarela. O adversário foi os Estados Unidos, superado por 2 a 0, gols de Neymar e Alexandre Pato. 

Publicidade

De maneira idêntica a Pelé, Ney também marcou seu primeiro gol na estreia com a amarelinha. Outra coincidência é que ambos pertenciam ao Santos quando debutaram na seleção.

Todos os gols em Copas 

Após a estreia, Neymar precisou esperar 4 anos para jogar sua primeira Copa. E nada melhor do que seu país natal para isso. 

Aquele mundial foi aberto com o jogo Brasil x Croácia, que terminou em 3 a 1, 2 gols de Neymar. O craque marcou mais 2 na vitória de 4 a 1 sobre Camarões, ainda na fase de grupos. Tudo corria bem para o Brasil e seu craque.

Mas as coisas começaram a mudar nas quartas de finais, quando Neymar se lesionou durante o jogo Brasil x Colômbia. Sem Ney, cortado da Copa, a seleção sofreu a histórica goleada de 7 a 1 frente a Alemanha. 

Publicidade

Depois de 4 anos, Neymar integrou a lista de convocados para a Copa de 2018. O camisa 10 marcou logo no segundo duelo, que terminou Brasil 2 x 0 Costa Rica. Ele voltou a balançar as redes nas oitavas, marcando o primeiro gol da vitória de 2 a 0 contra o México. 

O sonho do hexa acabou logo na fase seguinte, por conta da derrota de 2 a 1 diante da Bélgica. Neymar passou em branco na eliminação do Brasil.

Desse modo, o atacante possui 6 gols anotados em duas Copas do Mundo disputadas por ele. 

Gols em Copa das Confederações, Copas América, Olímpiadas e amistosos

Além de gols em Copas, Neymar deixou a sua marca em outras competições, como Copa das Confederações e Copa América. 

Publicidade

Na edição de 2011 do torneio continental, marcou dois gols na fase de grupos, mas não conseguiu evitar a eliminação para o Paraguai nas quartas. 

Em 2013, Neymar foi protagonista do Brasil na Copa das Confederações. Marcou gols contra Japão, México, Itália e Espanha, na decisão do torneio. A seleção ficou com o título e Ney com a Bola de Ouro da competição. 

No ano seguinte à Copa do Brasil, o jogador disputou a Copa América de 2015. Porém, não fez boas atuações, guardando somente um gol. 

Vale lembrar que a CONMEBOL organizou uma Copa América em 2016, para homenagear o centenário da organização. Neymar ficou de fora para jogar as Olimpíadas.

E falando em Jogos Olímpicos, os 8 gols marcados nas edições de 2012 e 2016 não entram na conta dos 75 marcados pela seleção principal. 

Publicidade

A última competição de Neymar com a amarelinha foi a Copa América de 2021, sediada no Brasil. Ele marcou duas vezes, contra Peru e Venezuela. Na decisão, o Brasil acabou superado pela Argentina. 

Com isso, Neymar tem 4 gols em Copa das Confederações, 5 em Copas América e 6 em Copas do Mundo. Sem esquecer, é claro, dos 14 gols marcados em jogos das eliminatórias e dos 46 em amistosos. 

Em toda a carreira, Ney tem 431 gols feitos por Santos, Barcelona, PSG e, claro, seleção brasileira. 

Gol mais recente

A mais recente aparição de Neymar com a seleção ocorreu no dia 27 de setembro de 2022. Na ocasião, o Brasil venceu a Tunísia por 5 a 1, em amistoso preparatório para a Copa do Catar. De pênalti, Neymar anotou o quarto gol do triunfo. 

Publicidade

O tento foi o 75º do atacante com a camisa brasileira, ficando a apenas 3 gols de passar Pelé na lista de artilheiros históricos da seleção. A marca pode ser superada ainda este ano. A expectativa é tão grande que os brasileiros já estão fazendo suas apostas para a copa do mundo, na espera que o craque atual possa atingir o número do rei.     

A primeira oportunidade será no dia 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. Depois, Neymar poderá balançar as redes novamente contra a Suíça, no dia 28 de novembro, às 13h. O último compromisso brasileiro na fase de grupos será no dia 2 de dezembro, às 16h, diante de Camarões.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS