Connect with us

GERAL

166 promotores escolhem novo Procurador de Justiça nesta sexta(12)

Publicado

em

A eleição para o novo Procurador Geral de Justiça do Piauí transcorre em clima de tranquilidade na sede do Ministério Público Estadual no Centro de Teresina, nesta sexta-feira(12). Os seis candidatos estão na sede acompanhando voto a voto.

São 166 votantes entre promotores e procuradores. O pleito começou às 9h e vai até às 15 horas, quando será anunciada a lista tríplice que será encaminhada ao governador Wellington Dias que escolherá um dos três.

Participam da disputa os promotores Cláudia Seabra, Cleandro Moura, Elói Pereira, Eny Marcos Vieira, o procurador Luís Francisco Ribeiro e Maurício Sousa.

O promotor de Justiça, Eny Marcos, disse que a campanha teve amplo debate e que teve oportunidade de conversar com os membros do Ministério Público, discutindo uma visão de futuro para melhor atender os anseios da sociedade. Uma das propostas é maior atenção à defesa dos direitos coletivos e a criação de promotorias e procuradoras especializadas na defesa da coletividade.

Já o candidato Luís Francisco Ribeiro, que é procurador de Justiça, afirmou que foi uma campanha intensa de seis meses e que apresentou um plano de metas para melhorar as atividades no Ministério Público, entre eles a titularização de todos os promotores substitutos; fortalecer o grupo de combate ao crime organizado e nomear mais servidores.

Publicidade

Outra candidata, Cláudia Seabra,  elogiou o processo eleitoral e declarou que qualquer nome que for escolhido estará preparado para coordenar a Procuradoria Geral de Justiça. “Que se respeite a vontade da classe”, sugere. Uma das propostas é a estruturação das promotorias de Justiça com recursos humanos e equipamentos.

Para o promotor Elói Pereira foi uma campanha democrática. “Os candidatos tiveram que oportunidade de mostrar suas propostas e este ano, a inovação foi incluir as propostas nas redes sociais. Foi uma campanha de nível elevado sem troca de agressões”. Segundo Elói Pereira, uma das urgências é fortalecer o orçamento da entidade para que fique compatível com as atribuições constitucionais.

Cleandro Moura avalia que a campanha foi organizada e todos estão preparados para assumir o cargo. “Espero que saia a lista tríplice, que seja escolhido pelo governador o que representa os anseios da sociedade e do Ministério Público”, destacou.

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS