Connect with us

GERAL

Advogado piauiense toma posse na Academia Brasiliense de Letras

Publicado

em

O governador Wellington Dias participou, nessa terça-feira (22), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, da posse do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho na Academia Brasiliense de Letras (ABL). Nascido no Maranhão, mas criado no Piauí, o jurista, considerado por muitos como um piauiense, assume a cadeira de número XXXV, cujo patrono é o maranhense Coelho Neto, em sucessão ao Acadêmico  Fontes de Alencar.

Durante o evento, o ex-presidente da república e escritor José Sarney fez a saudação ao novo membro da Academia Brasiliense de Letras. “Quero saudar esse homem correto e generoso, genial e avesso à vaidade, e sobretudo, o amigo, embora seja tão moço, que adquiri há duas décadas neste pôr de sol de meus dias. Marcus Vinicius vem honrar esta academia, continuando sua brilhante carreira de autor, enriquecendo nossas letras e o nosso convívio. Seja bem-vindo”, disse Sarney.

Na oportunidade, Wellington Dias parabenizou Marcus Vinicius. “Tive o privilégio de conviver na juventude com esse grande profissional que optou por crescer por meio dos estudos e hoje tornou-se um líder nacionalmente respeitado. Fico feliz em presenciar esse momento ímpar, é uma honra ter um advogado piauiense ocupando uma cadeira nesta importante entidade literária”, declarou o governador.

Marcus Vinicius Furtado Coelho 

Advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (turma de 1993), com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. Filho do escrivão judiciário Sérgio Coêlho e da professora primária Maria Doracy, Marcus Vinicius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense.

Publicidade

Aos 11 anos, mudou-se com a mãe para Teresina, onde estudou no Instituto Dom Barreto, considerado pelo Enem, durante três edições, a melhor escola do país. Após formar-se em Direito, foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da UFPI.

Anualmente, a Universidade de Salamanca concede como reconhecimento aos seus alunos destacados em cada curso o Prêmio de Grado de Salamanca. O título é dado a todos os licenciados e diplomados que tenham tido excelência no rendimento acadêmico, o que ocorreu com Marcus Vinícius.

Membro do Conselho Federal da OAB, onde foi presidente e secretário-geral, desempenhou funções de presidente da Comissão Nacional de Legislação e de presidente da Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e da Comissão do Senado responsável pelo novo texto do Código Eleitoral.

É, ainda, autor dos livros “Direito Eleitoral e Processo Eleitoral” (Editora Renovar (3ª edição), “Processo Civil Reformado” (Editora Forense), e “A Inviolabilidade do Direito de Defesa” (Editora Del Rey). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), já tendo composto a Comissão de Direito Constitucional da entidade.

Fonte: CCOM PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS