Connect with us

DESTAQUES

AGOSTO DOURADO | Saúde de Picos inicia campanha de estímulo à amamentação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Picos, através das coordenações de Saúde da Criança e Adolescente e de Saúde da Mulher, em parceria com o Núcleo de Atenção em Saúde da Família – NASF, realizou na tarde desta quinta-feira (01), na Clisam, a abertura do Agosto Dourado.

A campanha tem como proposta o incentivo ao aleitamento materno para as crianças com até dois anos de idade, especialmente hoje, dia em que é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. O tema deste ano é “Empoderar famílias incentiva a amamentação”.

O coordenador de Saúde da Criança e Adolescente, Bruno Santos, explica que a campanha se estenderá a todas as UBS’s de Picos e que é imprescindível lembrar que amamentar não é crime, mas um direito da mãe e do filho.

“Essa campanha é internacional e aqui em Picos realizaremos por todo o mês, nas 36 Unidades Básicas de Saúde da cidade, com ações que visam o incentivo à amamentação, cujo objetivo é a retomada dessa prática e, também, trabalhar com toda a família esse tema. Então teremos palestras e rodas de conversa em todos os postos com as famílias, sobre como amamentar melhor, algumas práticas que vão ajudar tanto o bebê na amamentação, como a mãe no amamentar. Estamos com uma forte parceria com a equipe do Nasf, a qual vai desenvolver, juntamente com as famílias, essas ações. Reafirmo, trazendo não só as mães, mas toda a família. Ressaltando que a mãe pode amamentar onde ela quiser, qualquer hora, sem nenhum preconceito ou receio. É um direito dela e da criança e nosso dever em respeitar”, disse ele.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior Santos, afirma ser este o primeiro ato de amor de uma mãe para com seu filho [a amamentação], mas que deve haver comprometimento do pai/parceiro durante o período.

Publicidade

“A amamentação é o primeiro ato de amor da mãe para com seu filho. Seguimos fazendo esse trabalho orientando e mostrando os benefícios que traz para a criança. Amamentar é dar saúde à criança. O leite materno é o alimento mais completo, pois estimula o organismo a produzir sua defesa, a fim de que as crianças possam enfrentar os males da vida, no que tange a saúde. O homem tem que estar presente em todos os momentos em que vive a família, principalmente neste. Ele tem que ter a compreensão da necessidade da amamentação e ser solícito em ajudar a companheira nesta tarefa que, inicialmente, não é muito fácil, mas que com o esforço dos dois, tende a dar certo”, corroborou.

Rhaylla Pio, enfermeira da SMS, ministrou uma palestra na abertura da campanha explicando os benefícios da amamentação para a mãe. “É preciso empoderar a toda a família para aumentar esse vínculo com todos. Amamentar o bebê garante a ele benefícios nesta etapa de vida e em todos os demais, como no desenvolvimento cognitivo e relacionado à dentição. A amamentação é como a primeira vacina que a criança toma. Vamos agora estimular o apoio à amamentação, que deve ser exclusiva até os seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade. A amamentação é a primeira dose de proteção para a criança. São mais de mil proteínas e anticorpos”.

Ela também alertou às mães que não possuem o bico do seio totalmente formado para que mantenham a calma, pois é possível, sim, amamentar assim. “A mulher que não possui bico não deve se desesperar com isso. É mito dizer que só amamenta quem tem bico. Não existe um seio que não dê para amamentar, pois a ‘pega’ correta é na aréola mamária e não só do mamilo. Então, se ela tem mamilo invertido ou não, sempre tem um jeito, pois existem técnicas para expor esse mamilo, mas o que ele tem que ter em mente de mais importante é fazer a ‘pega’ correta”, afirmou.

Com uma filhinha de apenas dois meses, Nádia Vieira relata que a amamentação é uma das melhores sensações que está experimentando enquanto mãe. Ela relatou que sofreu um pequeno problema, mas que isso não a amedrontou.

“Amamentar é a melhor sensação do mundo. Tive um pequeno problema de ferimento em um dos seios, mas nada que me fizesse desanimar, pois li muito sobre o assunto. Mesmo sem a experiência que outras mães já tiveram, porque sou marinheira de primeira viagem, me sinto realizada em poder ‘dar de mamar’ para minha filha. Ela mama muito e isso é muito bom, pois sei que ela está se beneficiando muito com isso”.

Ao final da abertura, as mães que acompanhadas pelas profissionais da Clisam, receberam lembranças, assim como as gestantes presentes no evento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS