Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Educação adere ao programa Volta ao Novo e se prepara para realizar formação com professores

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, que tem à frente a prefeita Lilian Alencar, através da Secretaria Municipal de Educação, gerida pela professora Virgínia Célia, aderiu ao programa Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de docentes no Piauí – DECOMSED.

O Programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com a União dos Secretários Municipais-UNDIME e SEDUC, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

“O Volta ao Novo propiciará acolhimento e apoio aos profissionais da área da educação, como também visa à importância de trabalhar as competências sócioemocionais no âmbito escolar. Nunca foi tão necessário fortalecer as competências sócioemocionais como agora”, disse a secretária de Educação, Virgínia Célia, frisando sobre a relevância da temática.

Secretária de Educação, Virgínia Célia. Foto: Arquivo Cidades na Net

O programa será dividido em 05 módulos, onde será trabalhado as macrocompetências, que são: resiliência emocional, engajamento com os outros, abertura ao novo, amabilidade e autogestão, e dentro de cada um vem as micro competências.

No dia 16 de junho, a Secretaria de Educação promoveu a apresentação do Programa Volta ao Novo para os diretores e coordenadores das escolas municipais, bem como a primeira articulação para desenvolvimento das competências sócioemocionais na educação, na sede do órgão.

Publicidade

Durante o encontro, a psicóloga Rayane Coelho que será a articuladora do Programa, falou sobre a importância do Volta ao Novo, explicou que o mesmo acontecerá à distância, e em cada município terá um articulador, ou seja, um responsável por assistir a formação e passar o conteúdo para os demais profissionais e professores.

“As competências sócioemocionais não é algo novo, ela está inclusa na BNCC, porém essas habilidades ganharam reconhecimento nos últimos tempos devido às percepção de que, quando os alunos aprendem a administrar suas emoções, é possível notar um impacto positivo na aprendizagem e repercutir na vida como um todo. Então dar espaço para “educar as emoções” no âmbito escolar através das competências sócioemocionais ajuda a desenvolver o pensamento autônomo de crianças e adolescentes, podendo reduzir casos de indisciplina, bem como, melhorar os índices de aprendizagem”, explica a articuladora.

A apresentação oficial do programa Volta ao Novo para todos os professores da rede ensino, e início da formação da primeira macro competências está prevista para o início de julho.

Após a formação dos módulos, será criado um plano de ação no município para que as macrocompetência sejam desenvolvidas nas escolas de forma contínua. Para que as competências sócioemocionais sejam trabalhadas nas escolas de formas continua e durante todos os anos e assim buscarmos melhoria e qualidade no ensino aprendizado do aluno e auxiliar todo o quadro de ensino e alunos a lidar com suas emoções e tornarem serem emocionalmente mais positivos, construtivos e produtivos.

No final da formação os participantes receberão um certificado de participação do Programa, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com à SEDUC e UNDIME.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS