Connect with us

GERAL

Aluna do Piauí é selecionada no programa Jovens Embaixadores e vai passar três semanas nos Estados Unidos

Publicado

em

A estudante Elizabete da Natividade Fernandes, que cursa o 3º ano do curso Técnico em Logística no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi a única aluna do Estado selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2022. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (20) pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Trata-se de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para discentes do ensino médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em ações de impacto social.

Depois de vencer as principais etapas do Programa, Elizabete passa a integrar um time de 50 embaixadores de todo o país, que serão conduzidos à cidade de Washington, onde participam de oficinas sobre liderança, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano.

Após inscrever-se, motivada por interesse em fazer graduação nos Estados Unidos, a estudante piauiense foi aceita depois de aprovação em exames escrito e oral e participação em projetos sociais. Segundo ela, ao longo do tempo percebeu que o programa significava oportunidade de crescimento pessoal e profissional, pois uma de suas características principais é o autoconhecimento. “Além disso, eu iria ter a chance de estar em outro país conhecendo novas culturas, aprimorando meus conhecimentos em um novo idioma e aprendendo mais sobre empreendedorismo social”. 

A preparação

Sobre a organização prévia para as provas, Elizabete menciona o apoio da professora de inglês do campus, Lina Santana, que por meio de projeto preparatório de estudantes do Instituto para o JE, ministrou aulas para ela e outros colegas durante nove meses, assistindo-os durante todas as etapas. “Além do bom nível de Inglês que é exigido, eles avaliam os participantes, colocando-os em situações diversas para saberem como se comportam. É aqui que, em parte, o nosso autoconhecimento é aplicado”, expõe a aluna. 

Publicidade
Foto: Uespi

Enquanto isso, a professora Lina esclarece que a pandemia não parou as atividades. O curso foi intensivo, com aulas aos sábados, para uma turma de sete alunos. “Está dando muito resultado”, comemora, reforçando que para participar os interessados devem ter um conhecimento prévio da língua, idade entre 15 e 18 anos e estar matriculados em 2º ou 3º anos de seus respectivos cursos. 

Com o representante do consulado

Lina revela que o representante do Consulado dos Estados Unidos no Nordeste, o cônsul Jeffrey Lodermeier, esteve na Universidade Estadual do Piauí, sexta-feira (22), fechando acordos na área de educação entre instituição Uespi e Universidade Federal do Piauí (Ufpi). “Como Elizabete é a 8ª aluna do IFPI aprovada no Programa Jovens Embaixadores e o Instituto é uma das instituições de ensino no Nordeste que mais tem enviado alunos para os EUA no JE, fui convidada a falar mais sobre o projeto”. 

Conforme o site da Uespi, no local, o cônsul Jeffrey conheceu as embaixadoras Ana Furtado (2021), Elizabete Fernandes (2022) e o estudante do curso de Eletrotécnica, participante do projeto, Ítalo Rikelme Sousa. As alunas ainda receberam brindes e foram congratuladas pela conquista. 

Defesa dos animais

É a ação de impacto social na qual a Elizabete está engajada. Ela explica que seu trabalho com os animais da Uespi é bastante diversificado. “No campus há cachorros e gatos, especialmente gatos que são abandonados. Além de sermos responsáveis pela limpeza do espaço onde ficam, eu e outros participantes da iniciativa colocamos água e comida, aplicamos medicamentos e fazemos campanhas para arrecadar fundos e manter os cuidados com os bichos”. A intenção é evitar quaisquer maus tratos que possam ser cometidos e os acadêmicos envolvidos adquiram importantes valores de cidadania e respeito.

Publicidade

Ao revelar seu entusiasmo com a seleção, Elizabete destaca que uma de suas principais intenções como uma jovem líder é aplicar em sua comunidade o que irá aprender no Programa sobre empreendedorismo social e fazer a diferença na vida das pessoas que serão beneficiadas com sua iniciativa. “Pretendo criar um projeto voltado a educação. Eu ainda não sei exatamente como ele será, mas esse é um dos meus objetivos”. O próximo passo é dar entrada no passaporte e demais documentos necessários para a viagem. “Estou muito animada com tudo que irá acontecer a partir de agora”.

Sobre o JE 2022

De acordo com a embaixada americana, em 2022, a iniciativa completa 20 anos e, desde sua criação, 690 jovens brasileiros já participaram do programa.

Conforme edital, a viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 1º a 18 de julho deste ano. Mas no dia 27 de junho Elizabete já deverá se apresentar em São Paulo para as orientações pré-partida. É uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norteamericano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. 

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.

Publicidade

Fonte: IFPI

Facebook

MAIS ACESSADAS