Connect with us

GERAL

Apicultores piauienses estão confiantes com a produção de mel

Publicado

em

Após quatro anos de seca a produção de mel no semiárido piauiense está dando sinal positivo. A expectativa da Casa Apis, central apícola da região, é produzir somente neste ano cerca de 800 toneladas do produto. Fundada há 10 anos, a entidade vinha sofrendo com a estiagem, dessa forma, o Piauí caiu de terceiro para a oitava posição na produção de mel.

Com a melhora na produção, a entidade começou a distribuir 6 mil colmeias para 550 famílias que produzem na região.  A última grande produção foi registrada em 2011, com cerca de 700 toneladas de mel. Em 2012 houve uma queda para 165 toneladas, já em 2013 foram registradas 420 toneladas e ano passado 625.

“A projeção para esse ano é muito boa. Nós estamos com a expectativa de atingirmos acima de 4 mil toneladas no Piauí, desse tanto somente a Casa Apis espera participar de 800 toneladas e acreditamos que a tendência é melhora”, disse Antônio Leopoldino, diretor geral da Casa Apis.

Já existem contratos fechados para a comercialização de toda a produção. Apenas 10% ficam no mercado interno e 90% são enviadas ao exterior, principalmente para os Estados Unidos e países da Europa, como Inglaterra e Alemanha.

A Casa Apis reúne cerca de 950 apicultores em cinco cooperativas localizadas em 40 municípios piauienses. A unidades de produção que abastecem a entidade funcionam em pequenas comunidades como a do povoado Baixa do Mel, em São José do Piauí, a 280 km ao Sul de Teresina.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS