Connect with us

GERAL

Black Friday: Procon divulga painel para consumidores verificarem preços de produtos

Publicado

em

O Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério Público do Piauí lança, nesta quarta-feira (22) em seu site , um painel para que os consumidores possam verificar os preços dos produtos durante a Black Friday. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário executivo do Procon, Edivar Carvalho, explicou que o órgão fez uma lista com o valor de diversos itens entre os dias 7 e 9 de novembro para verificar se no período dos descontos houve uma “maquiagem de preços ”. 

“Esse painel busca traz ao consumidor segurança na hora de comprar qualquer produto ou serviço, principalmente devido a essa compra que é feita na internet. A função do Procon é atuar buscando a prevenção de conflitos da questão de danos, e com isso, a gente fez pesquisa de preço no período de 7 a 9 de novembro, onde esses preços disponíveis nesse painel. O consumidor pode estar consultando os preços nesse período e verificar se, neste período de Black Friday, está tendo a maquiagem de preço”, apontou.

Edivar Carvalho destacou que o principal objetivo do painel é evitar que os consumidores caiam em golpes, fraudes ou propagandas enganosas durante a Black Friday.

“Às vezes, os fornecedores maquiam aquele preço, inflam sobre determinado percentual, dizendo que houve um desconto, mas, se você verificar, às vezes está o mesmo preço que era praticado anteriormente. Então, esse painel ajuda o consumidor a verificar se está vendendo essa publicidade enganosa. A função desse painel é evitar que o consumidor caia em golpes, fique lesado no seu direito”, ressalta.

Publicidade

Já para quem realiza compras pela internet, a orientação do Procon é verificar sempre as desvantagens do site ou plataforma e, em caso de reclamações por problemas, acionar os canais de comunicação: https://www.mppi.mp.br/internet/ procon/ ou Consumidor.gov.br .

“Ao consumidor fica a dica de que, ao adquirir qualquer produto ou serviço, consulte o site em que você já tem segurança na compra, porque tendo feito qualquer dano, você tem como reclamação, tem como acionar os canais do Procon. No próprio painel, há canais onde você pode fazer essa permissão e assim garantir o seu direito”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS