Connect with us

GERAL

Cadeiras de rodas e banho vão melhorar a vida de idosos em Massapê do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira, 1º de junho, a entrega de equipamentos de auxílio à locomoção a duas idosas que residem na zona rural do município.

As beneficiadas foram Lucília Maria de Jesus, de 89 anos, que reside na localidade Sossego, e Josefa Domiciana do Espírito Santo, de 88 anos, que reside na comunidade Altinho. Ambas residem na zona rural, tem dificuldades de locomoção, estão acamadas e necessitam de cuidados especiais.

A partir de agora, com a cadeira de rodas, as barreiras de locomoção serão diminuídas, e a cadeira de banho vai facilitar os cuidados com a higiene pessoal.

O prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira-dama Lucileide Carvalho, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, e a agente comunitária de saúde, Francilene Esmério, foram até as comunidades onde moram as beneficiadas realizar a entrega dos equipamentos.

“Essa é uma ação simples da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CEIR, mas que tem um grande impacto social, pois mudam para melhor a vida de quem recebe os equipamentos, e também dos cuidadores. E pra gente que viabiliza esses equipamentos, o sentimento é de muita alegria de poder servir e oferecer uma melhor qualidade de vida”, disse o prefeito Rivaldo.

Publicidade

O gestor fez menção as duas beneficiadas. “Dona Lucília e dona Josefa são duas mulheres que já trabalharam tanto, cuidaram de outras pessoas, e agora não só estão precisando, mas merecem ser cuidadas, merecem toda atenção do poder público. Agora, com as cadeiras de rodas, elas poderão sair da cama e circular pela casa com mais facilidade”, pontuou.

Maria Lúcia informou que a entrega das cadeiras e de outros equipamentos de reabilitação é uma política social contínua realizada em prol da qualidade de vida da população.

“O trabalho inicia com o agente comunitário de saúde, que nas visitas domiciliares identifica as necessidades dos acompanhados e leva o caso para o fisioterapeuta do NASF, que faz a avaliação, prepara o processo, que é encaminhado para o CEIR, que é o Centro Integrado de Reabilitação, em Teresina. Logo que estão prontos, a Secretaria de Saúde pega os equipamentos em Teresina e traz até a UBAS, até o paciente. São andadores, bengalas, muletas, cadeiras de roda e de banho”, detalhou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS