Connect with us

GERAL

Campanha ‘Você e sua Identidade’  é lançada em Padre Marcos

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da articulação do Selo Unicef e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA,  lançaram a  campanha “Você e sua Identidade”. A ação tem com foco identificar adolescentes de 15 a 17 anos que não possuem  seus documentos.

As atividades integram as ações dos Desafios 3- Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego e permanência na escola e o Desafio 5- Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar, do Guia do Mobilizador de Adolescentes e Jovens, proposto pelo Selo Unicef edição 2017\2020.

Durante a campanha, o NUCA, junto a uma equipe do CRAS, estão percorrendo as escolas do município fazendo um levantamento do público alvo que não tem documentação. Nas visitas é aplicado um questionário, no qual, é possível identificar aqueles que possuem ou não documentação, quando é feito um trabalho de mobilização para emissão dos documentos pessoais de identificação como forma de exercer sua cidadania.

Segundo a assistente social, Elcivane Araújo, a ideia da campanha surgiu durante as primeiras ações do desafio #PartiuMudar, que trata do alistamento eleitoral,  onde foi constatado ainda que um grande número de jovens, além do Título de Eleitor, também, não possuem  outros documentos básicos.

“Por ocasião, da campanha do Título de Eleitor, é que identificamos que  o RG, CPF, por exemplo,   não estão sendo tirados, sendo que esses documentos são emitidos aqui mesmo no município, então qual o motivo pelo qual os adolescentes não estão se documentando?!. Por isso, a campanha, em que estamos percorrendo as escolas fazendo um levamento desses adolescentes sem documento”, explicou ela.

Publicidade

A mobilizadora dos adolescentes e jovens, Thuanny Mikaella, falou sobre a campanha. “Padre Marcos lançou a campanha ‘você e sua identidade’, onde está sendo feito um levantamento de todos os adolescentes com idade de 15 a 17, que não fizeram o alistamento eleitoral e que não possuem seus documentos básicos como Carteira de Trabalhado, CPF e RG”, informou.

Ela explicou ainda, que posterior a essa campanha será feito outro levantamento de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho formal ou informal, para que seja  desenvolvidas estratégias que garanta além de seus documentos,  incentive a inserção desses adolescentes no mercado do trabalho.

Thuanny também destacou que as atividades são preconizadas pelo Selo Unicef, mas, a campanha ‘você e sua identidade’, que vai garantir aos adolescentes a emissão de todos os documentos é uma iniciativa da gestão municipal. “A administração municipal teve um olhar mais amplo, porque o Unicef propõem  somente sobre a alistamento eleitoral e fomos além, desenvolvendo um projeto que incetiva a emissão de  todos os documentos”, pontou.

Por fim, ela comentou que o trabalho em rede com a Prefeitura e  as secretarias de  Saúde, Educação e Assistência Social, tem  permitido que as ações  fluam melhor e gerem resultados positivos.

A adolescente do NUCA, Maria Eduarda, 13 anos, falou sobre as atividades realizadas em  visitas as escolas. “Repassamos informações sobre a importância de possuir  o título eleitor, a carteira de trabalho, CPF e a carteira de identidade, através de rodas de conversa e entrega de panfletos educativos. Frisando, principalmente, que é a documentação que nos identifica, que nos torna de fato cidadãos”,  disse.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS