Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Escola Belchior Barbosa da Silva realiza V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Publicado

em

Com objetivo de mobilizar a comunidade escolar para processos educativos sobre a dimensão socioambiental e fortalecer a educação ambiental na educação básica, a Unidade escolar Municipal Belchior Barbosa da Silva, localizada no povoado Carnaíba, realizou na manhã desta sexta-feira (01) a etapa local da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A conferência mobilizou todo o corpo docente e discente da escola e a turma do 5º ano da unidade escolar Felix Barbosa, também localizada no povoado Carnaíba.

A programação abordou o tema “Água: fonte de vida”, onde foram realizadas diversas apresentações, paródias e poemas sobre conscientização e a dimensão social e política da água para os diálogos realizados na escola e na comunidade.

Entoado o hino nacional brasileiro, o cantor local Zé Neto, cantou a música “Planeta Azul”, dos cantores Chitãozinho e Xororó.

Dado inicio as atividades, a diretora da escola, Ana Aguida,  explicou o objetivo da conferência. “É um processo pedagógico e participativo, que reúne estudantes, professores e comunidade, para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, elaborar um projeto de ação com objetivos de transformar a realidade e escolher representantes que leve adiante as ideias acordados entre todos”.

Publicidade

As professoras Antônia e Mercês Leal, prepararam junto aos alunos as apresentações, poemas e parodias.

O professor Jose Antônio (Irmão Del), enfatizou a importância desse bem precioso, mostrando dados sobre consumo e desperdícios do líquido, formas de conscientização, preservação e meios de armazenamento, desde o âmbito global ao do município de Campo Grande do Piauí.

Irmão Del falou da perspectiva local abordando uma matéria produzida e veiculada pelo Portal CGNotícias, que mostrou os efeitos da estiagem no Açude Cocos, localizado na zona rural do município. “Esse local é um dos mais importantes para o nosso município, as nossas gerações, algumas que já passaram, tiveram aqui nesse local a fonte de água para sua vida, aqui é o Açude Cocos, no momento ele está completamente seco, mas é de suma importância para o povo campograndense”.

O professor ainda disse que o município é coberto, aproximadamente 90%, por cisternas. “Elas não sanam os problemas, mas ajudam a amenizar a escassez de água”. Acrescentou ainda que Campo Grande é agraciado por ter vários poços artesianos, que ajudam na convivência com a escassez de água. “Somos abençoados por termos uma água boa em nosso lençol freático e que satisfaz com nossas necessidades”.

“Devemos tomar uma medida de conscientização, procurar meios, formas de sustentabilidade e prevenção contra a questão do desperdício da água, que ainda é muito grande no nosso Brasil, então, fecho dizendo que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa vida”, concluiu o professor José Antônio.

Publicidade

Ao final, a diretora Ana Aguida, agradeceu ao Coordenador da escola David Bezerra, aos professores, aos alunos, motoristas e funcionários da escola, que junto com ela, abraçaram a causa. “Agradeço a todos que estão aqui, porque se vocês não estivessem presentes, esse momento não teria acontecido, acredito que a partir de hoje ninguém vai deixar a torneira do bebedor aberta”.

Fonte: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS