Connect with us

GERAL

CAPS de Jaicós promove palestra pela valorização da vida e prevenção ao suicídio

Publicado

em

“Valorização da Vida” esse  foi tema da palestra realizada pela Secretaria de Saúde de Jaicós através do CAPS-Centro de Atenção Psicossocial,  em alusão campanha Setembro Amarelo, realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro de Convivência do Idosos-CCI.

A ação que tem por objetivo sensibilizar  sobre  para a prevenção ao suicídio e a valorização  da vida,   contou com participação de profissionais  de saúde e pacientes do CAPS.

O evento foi aberto pelo coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Kainã Mendes, representando a secretária de Saúde, Audeli Coutinho. Ele falou sobre estatísticas alarmantes em relação ao suicídio, sobre a importância de quebrar  tabus e falar sobre o assunto, e principalmente de procurar ajuda profissional.  E comentou  que o município tem um preocupante número de pessoas com depressão e que precisam de atenção, por parte da família,  dos amigos, como também,  e  de  atendimento profissional.

Em seguida  a coordenadora do CAPS, Maria Félix, deu as boas vindas ao participantes e apresentou a equipe que compõe o Centro de Atenção Psicossocial de Jaicós.

A palestra foi conduzida pela psicóloga da rede, Catarina Leal, que tratou a importância da observação. “Mudanças no comportamento, que indiquem a tendência de isolamento social, desinteresse generalizado, angústia e afiliação, são indícios de que algo pode estar errado”, alertou ela.

Publicidade

Ela fez ainda uma palestra  de motivação,  com dinâmicas e  destacou  o quão  é prazeroso viver e  que nada dever ser motivo para se tirar a própria vida.  Ela também comentou a importância da sociedade na prevenção ao suicídio. “A maior barreira no tratamento contra o ato de suicídio é uma sociedade cega. Por isso é tão importante falar sobre esse tema e oferecer suporte”, afirmou.

Após a palestra, o cordelista Paulo Pereira, recitou o cordel de sua autoria ‘Dar fim a própria vida nunca será a solução’. “Acalma o teu coração, ao suicídio diga não, esse é o ponto de partida, dar fim a própria vida nunca será a solução”, diz um dos trechos do cordel.

O evento culminou com uma apresentação de dança realizada por adolescentes do NUCA, finalizando com um lanche.

 

 

Publicidade

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS