Connect with us

GERAL

Carreata ‘Junho Violeta’ alerta para o combate à violência contra os idosos em Padre Marcos

Publicado

em

Junho é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão sobre esse grande mal que vem assolando os idosos.

No município de Padre Marcos, uma carreata, realizada na tarde desta terça-feira (30), culminou a campanha ‘Junho Violeta’, que teve como objetivo, despertar e sensibilizar a sociedade como um todo a coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que vem sofrendo.

A mobilização iniciou na Praça do Abrigo, com a concentração dos envolvidos. Lá, técnicos da Assistência Social falaram sobre a importância da proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Em uma breve fala, a psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo salientou que a violência contra a pessoa idosa é algo presente, mas que muitas vezes é negligenciado, banalizado, normalizado.

“A gente sabe que, quando uma ação de violência contra o idoso vem chamar a atenção, é porque foi física. Mas nós sabemos que os nossos idosos sofrem, constantemente, a violência psicológica, e o que é mais triste, por parte da família, e esse tipo de violência deixa marcas invisíveis. Então, que a gente realmente possa se envolver nessa ação e tentar mobilizar e conscientizar a sociedade”, disse Vanessa.

Publicidade

Lucicleide Dias, secretária de Assistência Social, fez menção ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “É uma data que a gente não poderia deixar passar sem ser lembrada, dada a sua importância, que são os nossos idosos. A gente sabe que essa fase da vida em que as pessoas estão mais vulneráveis, mais precisam de atenção e cuidado. Então, que a gente possa estar trabalhando isso todos os dias e protegendo os nossos idosos”, disse.

A secretária destacou a parceria com a Secretaria de Saúde e toda a gestão municipal na mobilização. A secretária de Saúde, Maria Lúcia, participou da mobilização.

A secretária de Administração, Thuanny Mikaela, que também é psicóloga, representou o prefeito José Valdinar no evento. Ela falou sobre a importância de despertar a sociedade como um todo para combater a prática da violência contra os idosos. “Cuidar e zelar pelo bem estar dos idosos, daqueles que já fizeram tanto pelo nosso município, é uma preocupação da gestão. Por isso nós estamos realizando essa carreata, de forma que possamos levar essa mensagem, mobilizando e sensibilizando a um maior número de pessoas”, disse.

Após as falas, a carreata foi iniciada e percorreu diversas ruas e avenidas da cidade, com paradas em pontos estratégicos, onde, com o uso de um som automotivo, foi explanado sobre a campanha ‘Junho Violeta’.

No percurso, panfletos também foram distribuídos aos moradores, com orientações à cerca da campanha, quais os tipos de violência contra a pessoa idosa, como e onde denunciar casos, dentre outras.

Publicidade

 Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS