Connect with us

GERAL

Carreta da Saúde ‘Ponto Final na Hanseníase’ chega a Patos amanhã

Publicado

em

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase”, que percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase, estará no município de Patos do Piauí nesta sexta-feira (19) e sábado (20). O serviço de saúde é uma promoção do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“Amanhã, o atendimento será realizado no povoado Cajueiro, das 8h às 17h, em frente à Igreja Católica. No sábado, 20, o atendimento será ofertado na cidade de Patos, onde a carreta vai permanecer estacionada em frente à Unidade Mista de Saúde”, informou a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, como é conhecida.

A Carreta da Saúde é equipada com cinco consultórios e um laboratório e oferece atendimento médico especializado para o diagnóstico da hanseníase, de forma gratuita.

A Hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, com alto poder debilitante, causada por uma bactéria que compromete principalmente a pele e os nervos deixando sequelas e deformidades quando não tratada precocemente. Ao ser tratada há a interrupção da transmissão e prevenção das deformidades. A doença já foi conhecida de forma errada e com trágicas consequências pelo nome lepra.

A Cura
Qualquer que seja a forma de hanseníase, a cura acontece utilizando-se medicamentos que provocam a morte dos bacilos. Porém, se o tratamento for tardio ou inadequado, a pessoa pode apresentar sequelas (deformidades), mesmo já estando curada da infecção. Neste caso, as deformidades não transmitem a infecção. As pessoas curadas, mas com alguma deformidade, por menor que seja, precisam apenas aprender a se cuidar para evitar traumatismos e ferimentos que podem originar outros problemas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS