Carros-pipa abastecem 83 cidades do Piauí, diz secretário de defesa civil
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 19/09/15

Carros-pipa abastecem 83 cidades do Piauí, diz secretário de defesa civil

O secretário de Defesa Civil disse ao G1 que das 152 cidades do Piauí em estado de emergência por conta da estiagem, 82 são abastecidas com carros-pipa. Com o estabelecimento do período mais quente e seco do ano, o B.R.O Bró, a tendência é que mais municípios tenham dificuldades com o abastecimento de água para humanos.

“Antigamente a gente via os carros-pipa indo principalmente para o semiárido piauiense, mas atualmente várias cidades da região norte estão sem água. Para se ter uma ideia, o abastecimento era feito em áreas da zona rural, mas já temos carros-pipa colocando água para famílias nas zonas urbanas das cidades”, afirmou o secretário de defesa civil, Hélio Isaías.

Mais 20 prefeituras solicitaram reconhecimento de estado de calamidade pública por conta da estiagem, com isso o número de cidades atingidas pela seca deve chegar a 172. “A tendência é que os reservatórios fiquem ainda mais secos e que mais famílias precisem do carro-pipa. Na próxima semana, mais 33 cidades passarão a ser abastecidas com essa ferramenta. Além disso, mais municípios terão se estado de emergência reconhecido”, disse.

Decretos
Para o secretário de defesa civil, os decretos de emergência tem como objetivo ter uma maior relação com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população, que sofre com a falta de abastecimento de água.

O decreto dá ainda maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas, que podem ter acesso ao Bolsa Estiagem, sementes gratuitas e carros-pipa.

 

Fonte: G1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Brasil tem dez casos de agressão a menor por hora

Todos os dias, pelo menos 243 casos de tortura ou agressão física ou psicológica (mais de dez por hora) contra menores de idade são notificados no Brasil. Para especialistas, esse

ESPORTES

F1 cancela corrida no Brasil em razão da pandemia de Covid-19

A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (24) que não realizará o Grande Prêmio do Brasil, no circuito de Interlagos, em razão da pandemia do novo coronavírus. A prova estava prevista

GERAL

Comsol: Energia solar ganha força nas pequenas e médias empresas de Picos

Amplamente adotado em países como Alemanha, China e Estados Unidos, o sistema solar fotovoltaico (que transforma a luz do sol em energia para o uso comum) vem conquistando o Brasil,