Connect with us

GERAL

Cinegrafista de TV é agredido ao registrar fiscalização em comércio no Piauí

Publicado

em

Um cinegrafista da TV Clube foi agredido na tarde desta terça-feira (5) ao gravar imagens de uma fiscalização do comércio em Teresina. A equipe acompanhava a Guarda Civil Municipal (GCM) que verificava o cumprimento do decreto municipal de quarentena no Centro da capital. O governo estadual restringiu o funcionamento das atividades comerciais devido à pandemia da Covid-19 até 21 de maio.

A agressão ao cinegrafista Pablo Silva ocorreu quando ele gravava imagens na frente de um estabelecimento comercial que descumpria o decreto. Ao deixar o local por determinação da GCM, uma mulher vai em direção à câmera e bate no equipamento.

Mulher vai em direção à câmera e bate no equipamento — Foto: Reprodução/TV Clube

Mulher vai em direção à câmera e bate no equipamento — Foto: Reprodução/TV Clube

Em seguida, um homem dá dois tapas no cinegrafista e um terceiro homem também agride o profissional. Após as agressões, os guardas municipais conseguem afastar as pessoas da equipe da TV.

A equipe registrou Boletim de Ocorrência online, já que as delegacias restringiram atendimento ao público para evitar a disseminação do novo coronavírus. Procurado pelo G1, o delegado do 1º Distrito Policial, Sérgio Alencar, informou que, após a queixa formal, o caso será investigado e os suspeitos podem responder por dois crimes.

“Pela descrição, é possível que essas pessoas sejam enquadradas no crime de tentativa de dano, já que uma delas bateu na câmera. O segundo crime vai depender do exame de corpo de delito, que pode ser a prática de vias de fato ou lesão corporal”, explicou Sérgio Alencar.

Publicidade

Instituições repudiam violência

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram nota de repúdio pela agressão sofrida pelo cinegrafista Pablo Silva.

As instituições consideraram lamentável que o profissional tenha sido agredido enquanto trabalhava e “cumpria um papel social importante e fundamental na divulgação das medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 e da importância da política de isolamento social”.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público repudiar e condenar o ataque sofrido por uma equipe de reportagem da TV Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo, na tarde deste dia 5 de maio de 2020, terça-feira, quando acompanhava a fiscalização da Prefeitura de Teresina no cumprimento do Decreto Municipal que proíbe o funcionamento do comércio da Capital nesse período crítico de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O mais lamentável é que as agressões físicas de comerciante à equipe de reportagem da emissora de televisão, que cumpre um papel social importante e fundamental na divulgação das medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 e da importância da política de isolamento social, ocorreram na presença de agentes da Guarda Municipal de Teresina. Os agentes públicos municipais foram omissos na medida que presenciaram as agressões verbais e físicas e não agiram para impedi-las contra os (a) profissionais da imprensa no pleno exercício do jornalismo para bem informar à sociedade piauiense.

Publicidade

O Sindjor-PI e a Fenaj lamenta tal ocorrido e exige do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), adoção de medidas no sentido de que a força de segurança municipal impeça atos de violência contra os profissionais de imprensa, principalmente nas coberturas jornalísticas durante as fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Teresina para garantir a política de isolamento social. Vale lembrar que jornalistas cumprem um papel social importante e relevante neste momento de crise e de pandemia a qual exige de cada cidadão e cidadã o compromisso de contribuírem para o isolamento social.

Teresina, 5 de maio de 2020

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS