Connect with us

GERAL

Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico é realizada em Marcolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia promoveu na última quarta-feira (22) a Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento foi realizado de forma virtual pela plataforma Zoom e também de forma presencial no auditório da U.E Mariano da Silva Neto com autoridades do município como: o prefeito Dr. Corinto Matos, vereadores, membros e delegados do comitê.

A conferência tem como objetivo apresentar, debater e aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico, contendo as diretrizes, programas, metas e ações para cada um dos componentes do sistema de saneamento básico do município.

O evento foi coordenado pela FUNASA com a participação do comitê municipal com o objetivo de fazer diagnóstico e gerar ações posteriores. A conferência foi a culminância de um trabalho que teve duração de 18 meses no município diagnosticando, detectando as necessidades em relação ao saneamento básico que abrange três setores: água, captação de água, drenagem da água e a tratativa para os resíduos sólidos.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Pinheiro, membro do comitê, foi apresentado ao município um planejamento de ações para lidar com essas questões em curto, médio e longo prazo, e resolver as questões de abastecimento de água em Marcolândia. Da mesma forma sobre saneamento – escoamento, drenagem da água das ruas e a tratativa dos resíduos sólidos. Esse último gerado por domicílios.

São objetivos da Conferência: possibilitar elaboração, discussão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB); apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) à comunidade e seus representantes e delegados indicados nos setores de mobilização; sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas, planos e desafios do saneamento básico no município; propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e avaliações sobre as formas de execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB); e promover e estimular a realização da Conferência Municipal de Saneamento Básico, como instrumento para garantir a gestão democrática do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A Conferência tem como finalidades: Avançar na consolidação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB); realizar balanço dos resultados apresentados no diagnóstico técnico-participativo, prospectivas e programas, projetos e ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e; reunir representantes de diversos segmentos para votar as propostas colhidas durante os eventos relacionados ao diagnóstico técnico-participativo, prospectivas e programas, projetos e ações, a fim de consolidar e aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O prefeito Dr. Corinto Matos em contato com o Cidades na Net disse que “é uma iniciativa muito importante e de imenso valor”.

Publicidade

O gestor destacou que as ações em curto, médio e longo prazo resultarão em benefícios para a saúde de todos os marcolandenses e assim vai gerar melhorias ao meio ambiente.

Neste o mês de setembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual no Piauí (Suest/PI), tem participado da conferência final de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 25 municípios piauienses. Além destes PMSB, a Funasa financia e acompanha a execução planos de outras 75 cidades do estado.

Facebook

MAIS ACESSADAS