Connect with us

GERAL

Descubra 10 dicas eficazes para você deixar de roncar durante a noite

Publicado

em

Roncar quando a sua respiração não flui livremente através das passagens atrás do nariz e da boca. Por vezes pode ser um sinal de “síndrome da apneia do sono – uma doença crónica que se caracteriza por episódios repetidos de obstrução das vias aéreas durante o sono”, diz António Martins, neurologista da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

Se não for tratada, a síndrome da apneia do sono pode levar a:

Problemas de qualidade de vida

Sonolência diurna excessiva

Um risco acrescido de tensão arterial elevada

Publicidade

Diabetes

Depressão (ver aqui como o exercício ajuda na depressão)

Doença cardíaca

Segundo António Martins, “a ventilação não invasiva é a primeira linha para o tratamento das apneias do sono. Detetam o ressonar e o colapso das vias aéreas superiores forçando o ar a passar”. Se pensa que sofre deste problema, fale com o seu médico sobre consultar um especialista do sono.

Como parar de roncar

Utilizar uma tira nasal

Estes dispositivos podem ajudar a abrir as vias nasais e facilitar o fluxo de ar sem obstruções. Tiras nasais colam-se ao exterior do nariz e abrem as vias respiratórias. Dilatadores nasais colocam-se nas narinas e abrem ligeiramente as vias respiratórias.

Usar um protetor bucal

Os protetores também podem ser eficazes. Estes dispositivos funcionam frequentemente ajustando a posição do maxilar e da língua para o ajudar a respirar mais facilmente e evitar o ronco.

Publicidade

Mude a sua posição de dormir

Evite dormir de costas, pois o ronco é muitas vezes pior nesta posição supina. Tente usar uma almofada para evitar deitar-se de costas. Alguns peritos também recomendam coser uma espécie de saco nas costas do seu pijama e enfiar uma bola de ténis no interior, para que não se sinta à vontade para se deitar de costas enquanto dorme.

Não beber álcool antes de dormir

O álcool “é um depressor da respiração e aumenta o relaxamento dos músculos faríngeos. Estes aspetos desencadeiam e agravam as apneias no sono. Além disso, embora no início seja um sedativo, após umas horas desencadeia insónia o que contribuí para o distúrbio do sono”, diz António Martins.

Utilize um spray nasal

Quanto mais o nariz está bloqueado, mais difícil é respirar, o que cria um efeito de “sucção exagerada” na garganta e provoca a colisão dos tecidos moles, levando ao ronco, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia.

Algumas pessoas ressonam por causa de um nariz entupido. Um spray nasal personalizado ou medicação para alergias pode ajudar.

Se tudo o resto falhar

A cirurgia pode ser uma opção, mas só como último recurso se todas as outras opções não funcionarem. Se o ronco for causado por um bloqueio na via aérea superior, pode-se considerar uma cirurgia como a uvulopalatofaringoplastia, um procedimento em que a úvula e o tecido próximo são removidas para abrir a via aérea. Se um desvio do septo nasal é a causa, então a septoplastia é a solução.

Publicidade

Cuidado com o seu peso

Seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício regular moderado são fundamentais para manter um peso saudável.

Parar de fumar

O fumo danifica seriamente as vias respiratórias. Também seca as membranas mucosas e inflama-as, o que tende a obstruir a passagem de ar.

Utilizar um humidificador

Isto é útil quando o ronco é devido à obstrução das vias respiratórias por excesso de muco. A secura do ar, tão típica do inverno e o uso contínuo de aquecimento em casa, irrita a garganta e torna difícil a eliminação de muco. A adição de humidade ao ambiente facilitará a expulsão de muco e ajudará a inalar melhor.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS