Connect with us

GERAL

DNA MUSICAL do Zinha Soares, um dos grandes cantores, compositores e instrumentistas piauienses da atualidade

Publicado

em

Zinha Soares, como é conhecido pelos seus fãs, amigos e familiares, é o nome artístico de Vanderley Rodrigues Soares, que é um cantor, compositor e instrumentista piauiense, natural de Picos-PI, especificamente do povoado Fátima do Piauí. Filho de pai sanfoneiro, do Sr. João Rodrigues e da professora Terezinha Leal Soares (já falecida) e sobrinho do grande poeta e compositor Barrazul,o músico traz de suas origens, o  DNA musical.

Em uma conversa com o Portal Cidades na Net, o cantor relatou que desde criança tinha o desejo de cantar, porém o seu interesse maior em trilhar pelo caminho artístico surgiu com a sua primeira composição. Assim, logo na sua juventude, começou a compor e a cantar, porém, a princípio não sabia tocar e  a partir daí surgiu  a  necessidade de aprender essa arte.

“Um dia meu pai me entregou seu instrumento musical e falou: aí está o violão, nele tem todas as músicas, veja se você encontra alguma”. Essa afirmação do pai do artista Zinha Soares, foi,sem dúvidas, um  incentivo  fundamental e determinante  para instigar  a sua vontade de  aprender a tocar. A partir disso Zinha Soares foi se aperfeiçoando e se tornou o que é hoje, um dos grandes cantores, compositores e instrumentistas piauienses da atualidade, bastante conhecido e prestigiado em Picos e região, inclusive, onde no atual cenário destaca-se por está sempre sendo convidado  para cantar e/ou  tocar em  festas particulares, em locais públicos e também para  fazer participações em   eventos culturais.

Apesar de aparentar um estilo totalmente roqueiro, Zinha Soares é muito versátil, seu repertório musical é bastante diversificado, pois além de cantar as suas composições autorais, ele interpreta com maestria grandes artistas da MPB, como Alceu Valença, Dominguinhos, Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Nando Reis e outros; do rock nacional: Legião Urbana, Capital Inicial, Los Hermanos, Engenheiro do Hawaí e também bandas de rock internacional.

Questionado sobre suas preferências musicais, ele logo respondeu com convicção: “Sou muito voltado à música nordestina; tenho preferência por artistas que cantam nossa cultura, nossa gente”, disse.

Publicidade

TRAJETÓRIA

Começou tocando na noite, em uma banda formada por ele e mais quatro amigos, sendo eles: Ed Sacana, Rodrigues Santos, Edimar Vieira, e Maninho(o Caretinha), juntos formaram a ‘Banda Zayons’. O resultado dessa criação foi um grandioso sucesso na cidade de Picos. Logo depois Zinha Soares tornou-se integrante da banda ‘Matraton’ onde realizou um trabalho mais profissional, nesse período, especificamente em 2010 a banda chegou  a gravar um Cd intitulado “Amanhecer”. De lá para cá, ele participou da banda “Monalisa”, tocou e dividiu palcos com alguns artistas conhecidos no cenário musical regional, como a cantora Elis Marina e Bento Sousa. Nos dias atuais, frequentemente tem participado de projetos paralelos, tocando em outras bandas, tais como, a “Dr. Mundo” e a  ‘Seventh Sing Fron Heaven’ que tem conseguido fazer  um belo trabalho social, realizando shows e revertendo os cachês  em doações para  instituições de caridade. De dois anos para cá,em parceria com o músicos Júnior Alves e Caique Santos, o compositor, cantor e contrabaixista Zinha Soares vem seguindo carreira solo, cantando na noite, com o objetivo de divulgar seu trabalho e lançar  suas  composições.

MÚSICAS AUTORAIS

Amanhecer; Perdido do mundo; Tudo mudou; Esperando melhorar; O tempo que nos resta Maria; Estrada de Ventos; Toda hora do dia; o que eu preciso; Flor mulher; Sem inocência; Insaciável; Quero tudo agora e A noite perfeita.

Veja um clip de uma de suas belíssimas composições.

Publicidade

Intitulada de ‘TODA HORA DO DIA’, música feita para um amigo que tinha um relacionamento com uma pessoa de outro Estado bem distante e como havia este e outros empecilhos nesse romance, eles demoravam muito tempo para se reencontrar. “Foi a partir dessa história amorosa do meu amigo que surgiu minha inspiração para compô-la”, afirmou.

Dentre outras músicas de sua autoria, merece destaque ‘FLOR MULHER’ que  foi feita sob encomenda, para fazer parte da trilha sonora do filme picoense “ O DIÁRIO DE ENOE”. A música foi inspirada em mulheres fortes, determinadas e que realmente têm luz própria, segundo o artista, mulheres, como era  a sua  mãe, como era Enoe, personagem principal do filme  e, ainda  como são, outras mulheres que existem na  atualidade.

E ao término  desta entrevista, após  dar uma palinha de algumas de suas  músicas autorais e de outras do seu vasto repertório, de modo sempre bastante descontraído,o  músico finalizou dizendo:

“Agradeço a minha família, aos amigos,aos fãs e aos  webleitores  do Portal Cidades na Net que a partir de agora conhecerão um pouco mais do meu trabalho. “A todos, digo muito obrigado pelo carinho e garanto que virá novidade em 2018”.

Publicidade

CONTATOS:

Facebook: Zinha Soares

Instagram: zinha soarespicos

Celular: (89) 999865102

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS