Connect with us

GERAL

Educação de São Julião realiza I Seminário Municipal do PPAIC e apresenta experiências exitosas

Publicado

em

Com o tema “Formando Leitores”, a Prefeitura Municipal de São Julião, na gestão do prefeito Dr. Samuel Alencar, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (02/08), o I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Bento de Sousa.

O I Seminário teve início com o credenciamento e as visitas aos estandes, que estavam organizados, coloridos e atrativos, onde continham atividades das crianças, fotos, livros, brinquedos e pelúcias diversas, material escolar e muitos objetos confeccionados pelas professoras, utilizados em salas de aula, com o objetivo de instigar a participação e a imaginação dos alunos, ensinando de forma lúdica com resultados proveitosos.

Seguindo a programação aconteceu a formação da mesa de honra composta pelo prefeito Dr. Samuel Alencar; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha; secretária de Educação, Valdinara Almeida; subsecretária de Educação, Lidiane Carvalho; controladora geral do município, Maria Laurentina; coordenadora Municipal do PPAIC, Maria Josemaura; formadoras municipais do PPAIC Shirleide Ocília e Evanete Carvalho; professora e palestrante Jessyka Ohara; as diretoras das escolas Maria Liduína, Francilmara, Emilene, Eronilta, Irene, Eliana e Maria Lourdes; e as coordenadoras, Anelita, Ana Joana, Conceição, Auristelina, Maria das Graças, Libânia e Marília. A secretária de Saúde, Ceicinha; a secretária de Cultura, Wellyda e o pregoeiro do município, Dalton Rocha. A cerimônia foi conduzida pelo cerimonialista e secretário de Governo, professor Neto.

Após a execução do hino municipal, as alunas da Joviano Maximino de Alencar sob coordenação da diretora Irene se apresentaram com uma música intitulada O Cheiro da Carolina, uma escolha sugestiva, pois, neste 02 de agosto, completa 34 anos de saudade do Rei do Baião, uma homenagem ao cantor Luiz Gonzaga.

Maria Josemaura, coordenadora do PPAIC, iniciou os pronunciamentos e falou sobre o objetivo do programa destacando a importância do seminário para promover o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação.

“O PPAIC encabeçou o proposito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do ensino fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. Dessa forma, o seminário traz um momento de integração entre as equipes que compõem o programa no âmbito municipal e uma oportunidade para que ocorram trocas de experiências exitosas que visam fortalecer o regime de colaboração e a pauta da alfabetização na Idade Certa”, explicou a coordenadora.

Finalizando a sua fala, a coordenadora Josemaura leu o poema “Sou feita de retalhos”, da autora Cora Carolina, como forma de agradecimento a todos que participam, acreditam e contribuem direto ou indiretamente nas atividades desenvolvidas pelo Programa. Em São Julião o PPAIC completa dois anos de execução.

O prefeito Dr. Samuel Alencar, enfatizou sobre a importância do programa para Educação Municipal e desejou aos alunos e professores um bom retorno às aulas neste segundo semestre.

“Esse é o nosso I Seminário do Programa Piauiense na Idade Certa (PPAIC), com o tema “Formando leitores”, e isso é muito importante e interessante. A educação ela começa dentro de casa com os pais, na escola se aprende habilidades. Eu vejo que os professores têm grande dificuldade nesse aspecto, muitas vezes existe uma falta que começa no lar e a gente de certa maneira tem que olhar para esse lado também, para melhorar a condição dessa criança e o aproveitamento dela em sala de aula. Aqui em São Julião a gente está tendo um aproveitamento muito bom, a Prefeitura tem investido na educação, porque é a base para nós. Sem educação não tem como, sem ensino também não, porque não é só lá na frente a pessoa ter um diploma, mas da gente formar cidadão de bem”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação Valdinara, agradeceu a gestão pelo empenho e dedicação nas atividades e ações desenvolvidas na Educação.

Publicidade

“Quero agradecer ao prefeito Dr. Samuel e ao vice- prefeito Dr. Leonardo, por não medir esforços para que o nosso município tenha uma educação de qualidade. Agradeço a equipe municipal do PPAIC, a coordenadora Josemaura, as formadoras e os professores alfabetizadores. Nós temos gestores e professores capazes e comprometidos em dar o melhor de si. Hoje também estamos dando início à semana pedagógica, na próxima terça-feira (08), vamos dá início as nossas aulas”, disse.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, destaca sobre o I Seminário do PPAIC. “O Programa Piauiense na Idade Certa (PPAIC), que abrange vários aspectos da educação e tem como foco os alunos com 07 anos de idade, tendo domínio de português, de leitura, de escrita, de matemática, entre outras habilidades”, disse.

“É um programa que tem uma parceria com Estadual e Municipal na capacitação de professores, para que eles possam repassar melhor os conhecimentos para os nossos alunos e eles absorverem esses conhecimentos, com o objetivo de nos 07 anos estarem com a sua formação de alfabetização completa. Parabenizo ao prefeito por ter essa parceria com o Estado e também ao Estado pela iniciativa. Então, vamos absorver essas orientações, preparar as nossas crianças ainda mais, para que São Julião continue sendo destaque na educação, para que futuramente possamos colher bons frutos do que está sendo plantado hoje”, pontuou o vice Leonardo.

Na oportunidade, foi realizada uma palestra com o tema: “Processos Formativos na Perspectiva de Resultados”, conduzida pela professora Ms. Jessyka O’hara.

Em entrevista, Jessyka O’hara explicou sobre o assunto abordado na palestra. “Hoje o objetivo foi falar sobre as avaliações externas, que é especificamente o SAEB na edição 2023 que todos os municípios do Brasil vão passar. O PPAIC que faz parte do seminário que estamos realizando, tem a ver com isso porque é um programa de alfabetização e uma das séries que vai ser avaliadas é o 2º ano, que faz parte do ciclo de fechamento de alfabetização. Então, é interessante falar sobre isso, o tema de hoje foi leitura, abordando o processo de avalição na leitura, mostrando um pouco de como vai ser feita essa avaliação do SAEB e de como o município pode se preparar para receber essa avaliação”, disse.

No segundo momento do Seminário foram apresentadas as boas práticas, quando professores e gestores escolares apresentaram as experiências exitosas vivenciadas no cotidiano escolar.

Na categoria Educação Infantil integram as escolas: Creche Irmã Maria Edamala Pré II, Creche Maria Vitória da Conceição Pré II e Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra.

No Ciclo de Alfabetização, a Creche Maria Vitória da Conceição – 1º ano; Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar 1º ano; Unidade Escolar Antônio Rodrigues – 2º ano; Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra – 2º ano.

Dentre as práticas exitosas apresentadas estão: A família silábica do D; João e o pé de feijão; Contando, cantando e recitando; A casinha do tatu; Foco na leitura; Letras, fonemas e sílabas com nome e som das letras e As fábulas.

Para finalizar, as gestoras escolares tiveram um momento para falar sobre suas respectivas escolas e os trabalhos realizados.

A Creche Maria Vitória da Conceição foi representada pela diretora Liduína; a coordenadora Joana Neta representou a Unidade Escolar Antônio Rodrigues; a Creche Irmã Maria Edamala foi representada pela Francilmara; a Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra pela Emilena, por fim, as coordenadoras Maria das Graças e Antônia Maria mostraram as experiências da Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar.

Publicidade

Todas as apresentações foram assistidas com muita atenção pelos presentes, pois ao final do evento cada participante deveria votar na escola que mais se destacou em três categorias: Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar. Em cada categoria, uma experiência exitosa será escolhida para representar o município no Seminário Regional do PPAIC em Fronteiras. Certificados de participação foram entregues.

Além das presenças acima citadas, participaram do evento os profissionais da Secretaria de Educação: Plácida Silva, Nanda, Nauda, Dalva, Josiele, Patriciane, Reginaldo, Tandley, Amanda e Socorro. A formadora da Educação Infantil, Shirleide Ocília; a formadora do ciclo de Alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, Evanete Carvalho, professores do PPAIC e demais professores municipais. A psicopedagoga da 16ª GRE Regional Fronteiras, professora Cosma Cândida também prestigiou o evento.

Formadora do ciclo de Alabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, Evanete Carvalho; ao meio a coordenadora do PPAIC, Josemaura e a formadora da Educação Infantil, Shirleide Ocília.

O evento promoveu o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da Educação, a troca de experiências e mostrou a importância do trabalho em equipe, além de proporcionar um momento de aproximação entre os educadores. 

_Sobre o PPAIC

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é desenvolvido pelo Governo do Piauí, em parceria com os municípios piauienses, para implementar uma política de estado que garanta as condições necessárias para que todos os alunos concluam o 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

_Volta às aulas

Antes de iniciar o segundo semestre letivo, a Secretaria Municipal de Educação irá promover na sexta-feira (04) o Planejamento Geral por modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais com o tema “Avaliações Externas”. O encontro acontece na Creche Irmã Maria Edamala a partir das 08h.

As aulas estão previstas para iniciar na terça-feira (08/08), quando aproximadamente 900 alunos que integram a Rede Municipal retornam às salas de aula.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS