Connect with us

GERAL

Educação de Vila Nova adere ao programa Volta ao Novo e inicia formação para professores

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, aderiu ao programa Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais.

O Programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com a União dos Secretários Municipais-UNDIME, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

Na última segunda-feira (17), a Secretaria de Educação de Vila Nova promoveu a primeira formação para os professores sobre o lançamento do programa “Volta ao Novo” no município, e o planejamento bimestral do segmento dos Anos Finais.

O encontro aconteceu no Ponto de Cultura, e contou com a participação dos docentes do 6º ao 9º ano das Unidades Escolares Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva.

Em entrevista, a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, explicou que a formação acontecerá para todos os professores da rede de ensino, falou sobre a importância da formação, e explicou sobre o projeto, destacando que o mesmo irá contribuir com a execução dos trabalhos, bem como com o aprendizado dos alunos vila-novenses.

Publicidade

“Devido à pandemia, estamos dividindo os profissionais por etapa. Iniciamos a formação pelos professores dos Anos Finais, mas ela será realizada desde a Educação Infantil ao EJA. O “Volta ao Novo” tem como intuito ressaltar a importância de habilidades como tolerância à frustração, empatia, entusiasmo, foco, imaginação criativa, e muitas outras para o acolhimento da comunidade escolar como um todo e também no planejamento para o retorno às aulas presenciais, independentemente de quando ele aconteça em cada localidade”, disse.

Professora Geovânia Cardoso; a secretária de Educação, Antônia Maria, e a professora Gorete Leal

“Além disso, o programa busca apoiar escolas municipais a planejar a retomada às aulas presenciais, além de oferecer apoio às secretarias municipais de educação em relação às competências socioemocionais. Tenho certeza que a educação vila-novense continua seguindo o caminho certo, os nossos educadores estão sempre inovando e se qualificando na realização dos trabalhos, e os nossos alunos só tem a ganhar com essa nova parceria”, pontuou a secretária.

Durante a formação, a professora e coordenadora Gorete Leal, falou sobre a importância do Volta ao Novo, explicou que o mesmo acontecerá à distância, e em cada município terá um articulador, ou seja, um responsável por assistir a formação e passar o conteúdo para os demais professores. No programa, será trabalhada cinco macro competências, com certificação de 40 horas para os educadores.

Professora Gorete Leal

“Sabemos que estamos vivenciando um momento atípico devido à pandemia, e como o próprio título já diz estamos vivendo um novo e para gente também é novo, pois, a gente nunca teve uma formação voltada para as questões emocionais. Nós nos preocupamos muito com conteúdo, aprendizado, conceito, entre outros, e muitas vezes esquecemos a parte principal que é a saúde da mente que a partir dela que se encaminha para a saúde total das pessoas. No programa iremos trabalhar cinco competências que são, resiliência emocional, engajamento com os outros, abertura ao novo, amabilidade e autogestão, e dentro de cada um vem as micro competências. Ao todo, serão realizados 14 encontros e os professores receberão uma certificação”, explicou.

Em continuidade, durante o planejamento bimestral a professora Geovânia Cardoso explicou sobre como trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente no âmbito escolar, e destacou: “Falar sobre o meio ambiente em tempos de pandemia é muito desafiador porque temos que fazer essa ponte, essa ligação. Para cuidar do meio ambiente devemos mudar hábitos”.

Professora Geovânia Cardoso

Ao final da reunião, a professora ainda distribuiu mudas de Espada de São Jorge para todos os professores. “Essa planta tem energia positiva e, é considerada protetora além de possuir a capacidade de liberação de oxigênio à noite, ela é adaptável. O meio ambiente não é formado apenas por árvores que gerem frutos, mas sim por todos os elementos que nele existe”, pontuou.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS