Connect with us

GERAL

Eixos de atuação para o Piauí são aprovados na Conferência Nacional de Saúde

Publicado

em

O Piauí participou na última quarta-feira (05) da Conferência Nacional de Saúde, onde apresentou os eixos que foram elaborados para atuação na área a nível estadual. O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o Piauí teve todos os seus 48 eixos de ação aprovados pela Conferência Nacional de Saúde. Estes eixos foram elaborados na 9ª Conferência Estadual de Saúde.

“É um evento muito importante, que já vem sendo construído desde as conferências e plenárias municipais, das macrorregionais até chegar na estadual, de onde tiramos as diretrizes que foram discutidas pela delegação piauiense na etapa nacional. Aprovamos os nossos 48 eixos”, destaca Antonio Pitombeira, presidente do CES.

 - (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Este ano, a Conferência Nacional de Saúde teve como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento reuniu mais de 6 mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações para discutir as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações do governo federal para o SUS nos próximos anos.

Durante o evento, o Ministério da Saúde anunciou o investimento anual de R$ 414 milhões Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A iniciativa irá aumentar a assistência na rede de saúde mental no SUS em todo Brasil. Com os novos valores, o aumento do orçamento da rede chega a 27%. O fortalecimento da política de saúde mental, focada em assegurar dignidade, cuidado integral e humanizado em liberdade, além de reinserção psicossocial e garantia dos direitos humanos, está entre as ações prioritárias do ministério.

O repasse será direcionado para os 2.855 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) existentes no país e para os 870 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Ambos terão recomposição do financiamento e os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade de estados, do Distrito Federal e dos municípios com unidades habilitadas.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia, com informações do Governo do Estado do Piauí |Foto: Julia Prado/MS

Facebook

MAIS ACESSADAS