Connect with us

GERAL

Em alusão ao “Agosto Dourado”, Saúde de Patos do PI orienta sobre a importância da amamentação

Publicado

em

Com o objetivo de promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças, como também, para  as mães, a  Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria de Saúde,  realizou  nesta quinta-feira (08),  ações alusivas ao “Agosto Dourado”.

A campanha “Agosto Dourado”,  este ano tem como tema  “Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!.” O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde para o leite materno, considerado o alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Através da campanha, o mês  é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A campanha é feita em homenagem à Semana Mundial da Amamentação, comemorada anualmente entre 1º e 7 de agosto.

O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde, Aluízio Coelho dos Reis, na sede do município, quando foi ministrado duas palestras  pela  enfermeira, Luzissandra Dias e pela Dra. Rogéria Marques, que abordaram a  importância das gestante e familiares acompanharem o pré-natal, bem como, sobre o parto normal, aleitamento materno exclusivo, alimentação saudável no período do pré-natal e durante todo o tempo de amamentação,  dentre outros pontos.

Segundo a Enf. Luzissandra, a amamentação  é de suma importância para a qualidade de vida da mãe e do bebê, bem como é necessário o acompanhamento da família nesse período. “O apoio da família durante o período de amamentação é muito importante, fortalece os vínculos e passa mais segurança para mãe e vale lembrar que o parto normal traz muitos benefícios,  dentre os quais, a produção  mais rápida do leite materno “, relatou.

Publicidade

De acordo com a Dra. Rogéria “ O leite materno é um alimento completo.  “Ele  apresenta uma fácil digestão e contém os nutrientes e a quantidade de água necessária, além de fornecer anticorpos para a criança, ajudando na sua imunidade, fornecendo todos os nutrientes para um desenvolvimento saudável. A amamentação traz também vantagens emocionais, sociais, ambientais, econômicas e de saúde”, explicou.

A Dr. enfatizou ainda que para amamentar a mãe não precisa de nenhum recipiente, não tem que esquentar, esterilizar nada, não gera lixo e fortalece o vínculo emocional e psicológico entre mãe e bebê. A amamentação protege a primeira infância e consequentemente , forma um  adultos mais saudáveis. ”.

Ao término das palestras , foram distribuídos brindes e ofertado um coffee break aos participantes.

Participaram do evento,  gestantes, nutrizes, companheiros e familiares, além da  presença da ACS Francisca Veloso, das técnicas de enfermagem Francisca e Aleksandra, da atendente Mailça e das coordenadoras Isabel Reis (UBS) e Janete Dias (SMS).

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS