Connect with us

GERAL

Em reunião com Exército, secretário reivindica retorno da operação pipa em Massapê do Piauí

Publicado

em

Representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Massapê do Piauí e do Exército Brasileiro estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira, 25, na Secretaria Municipal de Agricultura. Na pauta, a operação carro pipa, que está suspensa desde o final do mês de março, pelo período de 60 dias, em virtude das chuvas registradas no município que, segundo o Exército, foi em quantidade suficiente para atender demanda da população por água.

Na reunião, o secretário de Agricultura, Francivaldo Reis, que também é presidente da COMDEC, apresentou algumas reivindicações, a principal delas foi a retomada do abastecimento de água da população através dos caminhões pipa.

“A COMDEC já havia encaminhado ofício ao 25º Batalhão solicitando o retorno da operação pipa para o mês de maio, e hoje reforçamos o pedido e apresentamos ao coronel Albuquerque as razões para a retomada dos trabalhos. Tivemos ocorrência de chuvas no mês de março, mas em abril, como é de conhecimento de todos, as chuvas não continuaram, por isso a necessidade de voltar o abastecimento por carros pipa”, disse o secretário. A partir dessa solicitação, será enviada uma equipe do 25º Batalhão a Massapê do Piauí para verificar a situação do município.

Na reunião, também foi tratado sobre outros problemas que ocorrem dentro da operação, no município. Os membros da Coordenadoria questionaram sobre famílias que ficaram fora da planilha elaborada pelo Exército no último Mapeamento da Operação. Outra preocupação manifestada pela COMDEC foi relacionada a insatisfação dos pipeiros quanto ao valor pago pelo Ministério da Integração Nacional, através do Exército, e uma possível paralisação por parte dos mesmos, a partir da retomada da operação, a exemplo do que ocorreu no município vizinho de Jaicós.

O Coronel Albuquerque, da 10ª Região Militar, sediada em Fortaleza-CE, respondeu aos questionamentos e fez esclarecimentos à cerca do funcionamento da operação. O militar alertou para o cumprimento da planilha de distribuição por parte dos pipeiros, para que não sejam alvo de processo administrativo, sugeriu a realização de reuniões nas comunidades com os beneficiários para melhor esclarecimento do programa, dentre outras informações.

Publicidade

“Nosso principal objetivo aqui é acompanhar a distribuição de água no semiárido nordestino, no estado do Piauí, em particular, no município de Massapê. Além dessa reunião, estaremos fazendo uma visita às comunidades atendidas para verificar se o plano de trabalho dos pipeiros está sendo cumprido e se a população está satisfeita com a qualidade da água da operação carro-pipa. Queremos estreitar a parceria entre Exército Brasileiro e a COMDEC para que o programa de distribuição de água seja efetivamente cumprido”, disse o coronel.

Por Danilo Bezerra – Assessoria de Comunicação

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS